Prefeitura garante acessibilidade nas escolas
05/08/2009
Nova ligação entre São José e Capital neste ano
05/08/2009

Franklin Cascaes multimídia

Sem didatismos ou apelo documentarista começa hoje, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, em Florianópolis, a exposição Metamorfoses Imagéticas, uma videoinstalação que propõe o diálogo entre fragmentos da obra do artista plástico Franklin Cascaes e os seus visitantes.Metamorfoses é uma mostra multimídia que expõe o espectador a uma seleção de imagens que despertam sensações de acordo com o ritmo de sua exibição. Às imagens foram associados sons como o canto dos pássaros, a reza das benzedeiras e tudo o que vem do vasto e curioso universo de Cascaes.

Na videoinstalação concebida pela professora da UFSC, Aglair Bernardo, e coordenada por Loli Menezes, existem cinco grandes obras: Quadro, Torre, Cubo, Caderno e Cúpulas de Áudio.

– Esta experiência visual e sonora trabalha com mutações e transformações provocados por acasos e encontros de imagem e de sons– diz Loli Menezes.

Logo na entrada da sala está exposto o Quadro. Trata-se de um monitor onde serão exibidas imagens históricas de Franklin Cascaes, da década de 1970, que fazem parte do Arquivo do Museu Universitário.

– O filme foi tratado e perdeu seu valor documental. As imagens foram se desintegrando no tempo. É preciso se esforçar para vê-las, pois tratam de uma cultura e de um tempo em desaparição – comenta.

Na torre estão imagens de esculturas de Cascaes e cenas da cidade que, ao serem sobrepostas e justapostas, propõem novas leituras. No Centro da sala está o Cubo, onde a saturação vem por meio do ritmo lento na apresentação das imagens. Outro importante elemento da mostra é o Caderno, uma tela touchscream que poderá ser folheada pelo visitante.

Ali, ele terá acesso a alguns dos vários manuscritos de Franklin Cascaes e poderá fazer uma espécie de visita à vida de um dos mais representativos nomes da cultura catarinense. Todos os elementos da exposição são cuidadosamente desalinhados com um arrojado desenho de som.

A exposição, viabilizada com R$ 100 mil do Funcultural, faz parte de um conjunto de trabalhos idealizados pela Associação dos Amigos do Museu Universitário em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e UFSC.

Metamorfoses Imagéticas integra um outro ciclo de exposições comemorativas denominado 100 + 1, já que seu centenário foi no ano passado. (J.I.)

(DC, 05/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *