Ciclovia e passeios para melhoria da segurança
10/08/2009
CDI promove curso na unidade da Canasvieiras
10/08/2009

Gerenciamento costeiro é tema de palestra com francês especialista em direito ambiental

A presidente da associação FloripAmanhã, Zena Becker marcou presença na palestra de um dos mais renomados especialistas em Direito Ambiental da atualidade, o francês Michel Prieur, Presidente do Centro Internacional ao Meio Ambiente. Prieur falou sobre a gestão integrada da zona costeira, em evento aberto pelo governador Luiz Henrique, na última quinta-feira (06/09/2009), no Teatro Pedro Ivo. “A legislação no Brasil trata do gerenciamento da costa, mas colocá-lo na prática é outra história. Quanto mais informações e esclarecimentos, melhor”, diz Zena. Leia mais.

A presidente da associação FloripAmanhã Zena Becker marcou presença na palestra de um dos mais renomados especialistas em Direito Ambiental da atualidade, o francês Michel Prieur, Presidente do Centro Internacional ao Meio Ambiente. Prieur falou sobre a gestão integrada da zona costeira, em evento aberto pelo governador Luiz Henrique, na última quinta-feira (06/09/2009), no Teatro Pedro Ivo, no centro administrativo do governo do Estado, em Florianópolis.

O assunto da palestra interessou especialmente aos catarinenses que vivem no litoral, cada vez mais suscetíveis aos efeitos do câmbio climático, seja pelo aumento na freqüência e intensidade das cheias em rios ou pelos riscos de elevação do nível do mar, por citar alguns perigos.

“A legislação no Brasil trata do gerenciamento da costa, mas colocá-lo na prática é outra história. Quanto mais informações e esclarecimentos, melhor”, diz Zena.

Autor do clássico “O Direito do Meio Ambiente”, Prieur difunde em suas obras a certeza de que o ambiente está ameaçado, e que o direito deve vir em seu socorro, por meio de sistemas de prevenção ou de reparação adaptados a uma melhor defesa contra as agressões da sociedade moderna.

Segundo Vanusa Murta Agrelli, da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas, “conforme doutrina de Michel Prieur, o direito ambiental consiste no direito do futuro e da antecipação, graças ao qual o homem e a natureza encontrarão um relacionamento equilibrado”, explica a profisisonal.

A palestra faz parte da programação do Ano da França no Brasil, do qual a Secretaria de Articulação Internacional apoiou a visita do francês, junto com o Consulado Francês em Santa Catarina e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

(Ass. de Comunicação FloripAmanhã, 10/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *