Mirante do Morro da Cruz é limpo pela Floram
03/08/2009
Desalentador
03/08/2009

Florianópolis ganha novo espaço cultural

Local vai sediar espetáculos de dança, música e teatro, entre outras atividades artísticas e culturais

A arte ganha um novo palco em Florianópolis. O prefeito Dário Berger e o Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, inauguram a Casa das Máquinas – Espaço de Artes, na Lagoa da Conceição, neste domingo (2/08), às 15h, dentro das comemorações dos 22 anos da FCFFC. O imóvel, totalmente revitalizado, vai sediar espetáculos de dança, música e teatro, entre outras atividades artísticas e culturais, atendendo a uma antiga solicitação da comunidade.

A programação de abertura da Casa das Máquinas contará com um concerto da Camerata do projeto Orquestra-Escola da FCFFC, além de apresentação musical de Gentil do Orocongo e, em seguida, o espetáculo teatral “É Ouro Obá!”. Durante os eventos, o artista plástico e mestre popular Ney Batista irá confeccionar o busto do folclorista Franklin Cascaes, em argila. O encerramento será na Praça Bento Silvério, com apresentação de curtas-metragem dentro do projeto Cinema nas Comunidades.

Patrimônio histórico
A Casa das Máquinas é a mais nova das seis unidades da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Junto com o imóvel que abriga o Centro Cultural Bento Silvério, conhecido como Casarão da Lagoa – também administrado pela FCFFC – forma um conjunto de edificações construídas em 1912 pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos, hoje Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).

O prédio menor abrigava o maquinário da estação rádio telegráfica e funcionava como anexo do imóvel principal, o Casarão da Lagoa. Considerada uma das mais modernas do país, graças à potência dos equipamentos, a estação podia estabelecer comunicação com qualquer parte do mundo. Servia para apoiar à navegação, tanto costeira quanto transatlântica, por força de acordos internacionais subscritos pelo Brasil.

Com a desativação desses serviços, em 1914, as instalações foram desocupadas. Mas, mesmo após o fechamento da estação, o prédio principal serviu ainda por alguns anos como residência de funcionários da EBCT. Únicos exemplares da arquitetura típica do período pós-revolução industrial em Florianópolis, os imóveis foram tombados pelo patrimônio municipal em 1985. Restaurados no final da década de 1980, foram transferidos para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que os cedeu à Fundação Franklin Cascaes.

Enquanto o Casarão da Lagoa passou a abrigar o Centro Cultural Bento Silvério, a Casa das Máquinas sediou até 2003 a base da 10ª Delegacia de Polícia Civil. Em 2008, com a desocupação do prédio, e atendendo aos anseios da comunidade local que pedia mais espaços para a cultura, a Prefeitura de Florianópolis iniciou a revitalização do imóvel, orçada em cerca de R$ 140 mil. Os serviços abrangeram recuperação do telhado, portas e janelas, substituição do piso, melhorias nas instalações hidráulicas, elétricas, construção de banheiros, camarim e mezanino, execução de passeios e pintura, entre outras benfeitorias nas instalações internas e externas.

A Casa das Máquinas vai funcionar integrada ao Centro Cultural Bento Silvério, com uma agenda de atividades artísticas e culturais o ano todo. O espaço já está mapeado para receber alguns espetáculos do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azvedo, que acontece de 11 a 23 de agosto.

Inauguração da Casa das Máquinas – Espaço de Artes
Quando: domingo (2/08) – 15h00

Programação
15h
– Abertura

15h30
– Camerata do projeto Orquestra-Escola

16h
– Apresentação Musical: Gentil do Orocongo

17h
– Teatro: É Ouro!Obá! (autoria e atuação de Toni Edson)

19h
– Cinema nas Comunidades / Apresentação de curtas metragens

Local:. Em frente à Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito

(Acontecendo Aqui, 03/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *