Prefeito Dário Berger e o vice João Batista Nunes se encontram com Jaime Lerner
28/08/2009
Avenida Beira-Mar Norte recebe 200 mudas
28/08/2009

Empresas discutem ações socioambientais em Florianópolis

Palestras, oficinas e debates fazem parte da programação do Seminário Nacional de Responsabilidade Social, promovido pelo Sistema Unimed. O evento acontece pela primeira vez na região Sul e conta com a participação de empresas de diferentes áreas
Hering, Dudalina, Enercan e Tractebel são alguns exemplos de empresas que vão participar da 6ª edição do Seminário Nacional de Responsabilidade Social, que acontece entre os dias 2 e 4 de setembro em Florianópolis. Promovido pelo Sistema Unimed, esse evento reúne instituições que buscam, em seus planos de trabalho, práticas que beneficiam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida de seus funcionários e da população.
“Investindo em ações socioambientais melhoramos a sociedade e proporcionamos qualidade de vida e bem estar para a população. As empresas devem atuar na comunidade onde estão inseridas e uma das formas é desenvolvendo ações sociais e ambientais,” explica o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Edevard Araujo.
A programação do evento oferece ainda debate sobre os avanços de um sistema socialmente responsável, o desenvolvimento de valores e práticas sustentáveis, a contribuição para a transformação da sociedade e a responsabilidade social na cadeia de valor, entre outros assuntos.
Para empresas como a Unimed, que aplicam práticas sociambientais, ações negativas do ser humano sobre o meio ambiente trazem grande prejuízo e são consideradas graves, exigindo além de reparo dos danos, mudança de hábitos e atitudes. Segundo Balanço Social Consolidado de 2008, no ano passado, as 228 cooperativas investiram R$ 965,5 milhões em projetos voltados para o público interno e externo, demonstrando atuação consistente e organizada na área social. Só em Santa Catarina, o investimento no setor passou dos R$ 15 milhões, fruto do amadurecimento e participação das 23 Singulares presentes no Estado.
Seminário – Para discutir o assunto, o Sistema Unimed reúne uma série de empresas, anualmente, no Seminário Nacional de Responsabilidade Social, que este ano será em Florianópolis, no Hotel Majestic. Mas não é apenas a Unimed que percebeu a necessidade de trabalhar ações ambientais, empresas de diferentes áreas adotam práticas dentro e fora do ambiente de trabalho. Em palestras, oficinas e debates, dirigentes de empresas referência em questões ambientais, mesmo representando diferentes ramos do mercado, se reúnem para debater, por exemplo, a importância de ferramentas de Marketing e Comunicação para o avanço e sensibilização da responsabilidade socioambiental.
Uma das palestras mais esperadas é com a biopsicóloga formada e doutorada em Harvard, Susan Andrews sobre A Importância da Liderança Sustentável para a Incorporação de uma Nova Cultura Organizacional. A palestrante é americana, radicada no Brasil há mais de 15 anos, monja iogue e uma das maiores especialistas em estresse do país.
Quem também confirmou presença e será um dos mentores dos debates é o presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar, e o presidente do conselho do Instituto Vivendo Valores, Ken O’Donnel. Mattar durante 22 anos atuou como executivo em empresas nacionais e multinacionais. Foi Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e um dos fundadores do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é membro do Conselho. Já O’Donnel é consultor internacional, já trabalhou nas áreas de Qualidade e Desenvolvimento Organizacional e Planejamento Estratégico. Também escreveu 12 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional, publicados em nove idiomas.
Além da programação da Unimed, os inscritos poderão participar, no dia 2, do Seminário Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil – 3ª edição. O encontro é realizado pela Secretaria Geral da República, pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina. O Seminário Prêmio ODM Brasil acontece das 9h às 18h.
SERVIÇO
O que: Seminário Nacional de Responsabilidade Social
Quando: 2 a 4 de setembro
Onde: Hotel Majestic
Mais informações: www.unimed.com.br/seminariors2009
(DeOlhoNaIlha, 28/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *