Nem aí
12/08/2009
Crianças no tráfico de borboletas
13/08/2009

Cinema Falado no Museu Vitor Meirelles

Cinema Falado é um projeto que tem como principal objetivo reunir pessoas para falar de cinema, sobre cinema e as várias interpretações que pode ter uma obra cinematográfica. A proposta é eleger um filme por quinzena e, após a sua exibição, abrir um espaço livre para comentários e análises sobre o tema da projeção. Um mediador convidado propõe o tema inicial, conduzindo a seguir as intervenções da platéia, apenas para gerenciamento da palavra.
A idéia é que sejam exibidos, inicialmente, apenas filmes de arte ou clássicos, sempre às quintas-feiras, a partir de 18h30min, ficando o teto das 22 horas para o encerramento.
Os filmes elencados funcionam apenas como suegstão para os mediadores, mas a programação também está sujeita a pedidos e indicações do público.

Objetivo Geral

O Museu Victor Meirelles, com todas as suas facetas de pólo difusor de cultura, com o Cinema Falado estará se candidatando a mais uma, desta vez como um espaço aberto também para o cinema – um espaço de se pensar o cinema. Não só estaremos exibindo e debatendo filmes de arte, mas, mais do que isso, a proposta é fomentar e exercitar na comunidade uma visão aprofundada da arte cinematográfica, seus temas, sua abrangência, seus limites, seu envolvimento com as questões sociais de todos os tempos.

Olhos de Músico

Através da abordagem dos temas trazidos pelos filmes, caberá ao convidado e condutor dos debates contextualizar a narrativa no período em que o filme foi lançado, abordando fatos de seu lançamento, as primeiras críticas e, enfim, qual era o contexto social e mundial à época da sua produção.

Quanto ao tema da obra e, considerando que cada pessoa tem uma interpretação individual a partir de suas vivências e experiências, os comentários que se seguirão ao filme não terão qualquer propósito de definir esta ou aquela impressão como a mais acertada. A figura ilustrativa que queremos propor é a de que o filme deve ser visto com olhos de músico. Explica-se: assim como os músicos e os apaixonados por música não se cansam de ouvir música, em alguns casos até a mesma faixa repetidas vezes, de modo a sempre apreciar uma nova nuance, nós do Cinema Falado vamos exercitar a capacidade de apreciar os filmes, mesmo os já vistos, mas com os olhos atentos dos que apreciam e aproveitam para descobrir novos detalhes, fazendo deles novas interpretações.

Afinal, saber que o mocinho morre no final, não tirará a importância da narrativa. Ao contrário, sabendo o destino reservado ao protagonista poderemos avaliar e entender as suas dificuldades, seus dramas, suas alegrias e suas opções no cumprimento da sua fatalidade.

Dizemos que no cinema cada um vê o seu filme particular, que cada um tem a sua versão, cada um se toca mais ou menos com um determinado tema. No Cinema Falado, todos nós teremos a oportunidade de ver o filme que cada um viu, dentro de uma única e comum exibição.

Mais do que simplesmente assistir a uma projeção, o público será convidado a pensar o filme. Desde as dificuldades e as peculiaridades da realização, passando pela contemporaneidade da obra, as suas várias nuances e seu objetivo. Enfim, mesmo que o filme já seja conhecido, o debate revelará idéias novas e interpretações, fazendo com que cada um veja a sua realidade, a sua verdade em cada fotograma exibido.

Infraestrutura

O Cinema Falado é realizado nas instalações da Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A projeção dos filmes é feita através do aparelho de DVD, usando o projetor multimídia focado na parede, o que dá mais amplitude à tela.

Programação até novembro de 2009.

13/08 – AMIGAS DE COLÉGIO
Direção: Lukas Moodysson

Mediação: Ramayana Lira

27/08 – Minha Vida em Cor de Rosa
direção: Alain Berliner

Mediação: Brígida Miranda

10/09 – Histórias Mínimas
direção: Carlos Sorin

Mediação: Alessandra Brandão

24/09 – L’argent (O Dinheiro)
direção: Robert Bresson

Mediação: Lucian Chaussard

08/10 – Assassinos por Natureza
direção: Oliver Stone

Mediação: Fernando Vugman

05/11 – Os 39 Degraus
direção: Alfred Hitchcock

Mediação: Henrique Oliveira

Obs: Sempre às 18h30

Mais informações

Rua Victor Meirelles, 59 – CEP: 88010-440 Florianópolis – SC

www.museuvictormeirelles.org.br

(48) 3222-0692

museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

(DeOlhoNaIlha, 13/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *