Três baleias são avistadas neste domingo em Florianópolis
10/08/2009
Gerenciamento costeiro é tema de palestra com francês especialista em direito ambiental
10/08/2009

Ciclovia e passeios para melhoria da segurança

Prefeitura da Capital deve investir R$ 1 milhão para revitalização da Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição
A avenida Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, vai ganhar ciclovia e passeios para pedestres. As obras de revitalização devem custar cerca de R$ 1 milhão e o projeto final será apresentado para os moradores da Capital no início do mês que vem.
A ciclovia Rota 9 terá uma extensão de 3,2 quilômetros, sendo dois de vias exclusivas para bicicletas e 1,2 quilômetro de via compartilhada de baixa velocidade. A faixa vai ligar a Avenida das Rendeiras, principal acesso às praias do Leste de Florianópolis, ao Rio Tavares, na região Sul.
– Essa é uma reivindicação antiga dos moradores. Hoje muita gente passa por aqui pedalando, mas ainda é muito perigoso – afirmou a moradora do Porto do Rio Tavares, Léa Pires, de 38 anos.
O projeto foi assunto do último encontro do vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, e representantes comunitários da região, no dia 5 de agosto.
Agora, os técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e a Secretaria de Obras tem até o dia 5 de setembro para concluir o projeto final.
– As ciclovias da Osni Ortiga e a universitária, na bacia do Itacorubi, são prioritárias dentro das questões da mobilidade do município– afirmou o vice-prefeito.
Entre as possibilidade de recursos para a execução da obra, o IPUF destacou um pedido de verbas que já tramita no Ministério das Cidades. Além disso, uma participação público-privado, com compensação ambiental, também foi cogitado.
Projeto prevê instalação de lombadas eletrônicas
Outra preocupação tratada no encontro foi a segurança e a velocidade dos veículos na avenida. De forma emergencial, a Secretaria dos Transportes se comprometeu a viabilizar a colocação de placas de trânsito estabelecendo 60 Km/h como velocidade máxima.
(DC, 10/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *