Impasse para malabaristas
24/07/2009
Instituto promove mutirão de limpeza nos manguezais em Florianópolis
24/07/2009

UFSC integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Um dos principais eventos de divulgação da UFSC, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), será novamente realizada no mês de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia . O encontro da UFSC acontecerá no período de 21 a 24 de outubro, mobilizando a comunidade universitária para receber a população no campus da Trindade, em Florianópolis.

A Sepex ganhou esse ano o tema ´Ciência para todos`. Entre as novidades está a ampliação do número de estandes para 200, praticamente o dobro dos anos anteriores. É nestes espaços que estudantes, professores e servidores técnico-administrativos recebem o público, apresentando os trabalhos da instituição nas áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, saúde e tecnologia. As inscrições de estandes, direcionadas à comunidade universitária, estão abertas até 4 de setembro. Como já é tradicional, o grande “circo” da Sepex será montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria.

Eventos conjuntos
A UFSC realiza no mesmo período da Sepex seu Seminário de Iniciação Científica (SIC). Além de avaliar estudantes que contam com bolsas de iniciação científica, em um formato proposto pelo CNPq (mostra de painéis e apresentações orais), o seminário é aberto à apresentação de trabalhos científicos de estudantes de graduação voluntários, tanto da UFSC como de outras instituições. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.dep.ufsc.br/sic09/, até 19 de agosto.

A realização de uma feira de inventores, do Ilha de Oportunidades (evento em que empresas apresentam aos estudantes oportunidades de estágios e de colocação no mercado de trabalho) e de palestras relacionadas ao Ano Darwin, ao Ano Internacional da Astronomia e ao envelhecimento saudável (já que outubro é o Mês do Idoso) são outras novidades que estão sendo organizadas para enriquecer a Sepex.

Saiba Mais:
Abertas inscrições para estandes, oferta de minicursos e de apresentações culturais na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

Propostas de estandes: Estão abertas até 4 de setembro, a servidores da UFSC, no site www.sepex.ufsc.br, com a matrícula Siape. Como este ano não haverá mostra de painéis na Sepex, os trabalhos deverão ser apresentados dentro dos estandes, que terão um coordenador e no máximo cinco atividades cadastradas, na forma de pôsteres simples ou estendidos, vídeo, relatos, maquetes, oficinas, etc, e todos farão parte dos anais da Sepex. O objetivo das mudanças é privilegiar a interatividade com o público e estimular a melhoria da qualidade dos estandes.

Oferta de minicursos
Podem se inscrever até 4 de setembro servidores da UFSC e também estudantes de graduação e de pós-graduação, com Siape ou número de matrícula. Para que sejam homologados e disponibilizados para a inscrição ao público, os minicursos deverão estar registrados como projetos de extensão no Departamento de Projetos de Extensão (DPE). Para isso é necessário preencher e aprovar o Formulário de Tramitação e Registro, disponível no site http://notes.ufsc.br/aplic/formext.nsf. Se o ministrante for estudante, não há necessidade desse procedimento. Até o encerramento das inscrições para minicursos, os documentos exigidos para a sua homologação deverão ser entregues na Secretaria da Sepex, no Departamento de Projetos de Extensão (2º andar da Reitoria).

Inscrições para apresentação de projetos e talentos artístico-culturais: Além de alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da UFSC, poderão participar artistas e grupos da comunidade em geral que estejam envolvidos em projetos com a universidade. Como tem acontecido nos outros anos, o DAC, Departamento Artístico Cultural da UFSC, está envolvido na coordenação dessa programação e reforça o convite a todos. As apresentações serão realizadas em um palco montado no pavilhão da Sepex, em frente à Reitoria. Os interessados devem fazer o pedido de inscrição pelo e-mail sepexartistico@reitoria.ufsc.br.

Mais informações no site www.sepex.ufsc.br, e-mail: sepex@reitoria.ufsc.br / Fone: 48 3721-9915

(Arley Reis, Agecom, 24/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *