Secretaria de Habitação e Casan ampliam rede de esgoto
16/07/2009
Caro leitor do site FloripAmanha
16/07/2009

Reciclagem Digital: Caça-níqueis serão transformados em computadores educativos

Assinado convênio para transformar máquinas de caça-níqueis em computadores educativos
O projeto de reciclagem digital, batizado de Rede Piá, vai chegar às escolas públicas municipais. Para tanto, a Prefeitura de Florianópolis, através das secretarias de Educação e de Assistência Social, assinou nesta quarta-feira (15/07) um convênio com as instituições envolvidas em transformar as máquinas caça-níqueis, apreendidas pela polícia, em equipamentos de informática para uso didático-pedagógico. Participam da parceria o Ministério Público Estadual, Senac, Universidade Federal de Santa Catarina, Polícia Civil e o Governo Estadual.
Caberá à Secretaria Municipal de Educação a tarefa de transportar os caça–níqueis do depósito do Ministério Público para o Núcleo Educacional do Senac, na Avenida Gama D’ Eça, que por sua vez terá a função de fazer as adaptações necessárias nos equipamentos. Com softwares instalados pelo Laboratório de Experimentação Remota, (Rexlab), da Ufsc, serão montados cerca de 300 novos computadores. Estes equipamentos terão editores de texto, planilhas, navegadores para internet e programas educacionais, que englobam jogos de prevenção ao uso de drogas e de testes de português.
Há uma previsão inicial dos computadores chegarem até as unidades escolares a partir de agosto. Entre as 25 escolas básicas municipais, as maiores devem receber 3 computadores cada uma, enquanto as 11 escolas desdobradas devem ficar individualmente com uma máquina. O mesmo número deverá ser repassado para as unidades infantis e para as organizações não governamentais, que lidam com crianças de zero a seis anos de idade.
Como os caça-níqueis são instrumentos para a execução de uma contravenção penal, o jogo de azar, o Código Penal prevê a perda do direito de propriedade. Desta forma, os equipamentos apreendidos pela polícia civil poderão ser convertidos à medida que o processo judicial for concluído.
Conforme o Ministério Público, que vem desde 2007, desenvolvendo a idéia em várias partes de Santa Catarina, as máquinas que forem apreendidas em um determinado município voltarão convertidas para escolas da mesma cidade.
Origem
A expressão Rede vem de “R”, de Reciclagem; “D”, de Digital; e “E”, de Educativa. Já o PIÁ é um substantivo masculino utilizado para indicar a expressão “menino”, sendo o “P” de Pró; “I”, de Infância; e “A”, de Adolescência. Assim, surgiu o nome Rede PIÁ.
(DeOlhoNaCapital, 15/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *