Instalação de fosfateira leva à audiência na AL
16/07/2009
A disputa pela cadeira 8
16/07/2009

Projeto Rondon leva seis alunas e dois professores da UFSC à Restinga Seca

Seis alunas da UFSC, junto aos professores Luis Moretto Neto, do curso de Administração, e Miguel Muller, de Engenharia de Alimentos, estão participando da operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon de julho. O grupo chegou à Restinga Seca – cidade próxima a Santa Maria (RS)- no domingo, 12/07, e vai permanecer na cidade até sexta, dia 24/07. “A acolhida de Restinga Seca foi ótima! Toda a equipe tem muita vontade de contribuir de alguma maneira com as necessidades da cidade”, afirmou Andressa Larios, rondonista da 6ª fase de Ciências Contábeis.

Estudantes e professores estão oferecendo palestras, oficinas de capacitação e visitas de orientação dentro de suas áreas do saber. Naiara Pagnan e Iara Cruz, alunas da 8ª fase de Engenharia de Alimentos, junto com o professor Muller, estão visitando cerca de 20 estabelecimentos de produção ou venda de alimentos – como açougues, padarias e cozinhas dos colégios públicos – para verificar quais são os cuidados tomados pelos funcionários na hora de manipular os ingredientes. Ao final das visitas, o grupo vai oferecer um treinamento sobre boas práticas de manejo de alimentos.

Mariana Ferreira, estudante da 6ª fase de Administração, está dando palestras sobre finanças pessoais para toda a comunidade. Já Andressa está ministrando palestras e orientando estabelecimentos interessados em aprender mais sobra sobre outra questão financeira: o fluxo de caixa.

Laila Tiossi, da 8ª fase de Direito, está exibindo filmes das cinco regiões do Brasil em escolas públicas para incentivar o debate sobre as diferenças culturais presentes no País. Entre as obras escolhidas estão “O Quatrilho” (1994), “ Linha de Passe” (2008) e “Orquestra dos Meninos” (2008).

A sexta integrante do grupo, Lígia Lunardi, estudante da 6ª fase de Jornalismo, cuida de toda a divulgação das ações do Projeto na cidade. O professor Moretto, além de auxiliar Andressa e Mariana em suas apresentações, irá ministrar palestra sobre a profissão de administrador para alunos da área e fará também uma análise crítica da obra “A escola que sempre sonhei”, de Rubem Alves, para professores da rede pública de ensino.

Participam da ação, além dos representantes da UFSC, seis alunos e dois professores da Universidade de Taubaté – que executam ações com foco em direitos humanos, saúde e educação – e o sargento Rodrigo Meireles, militar responsável por acompanhar os rondonistas durante toda a operação.

O Projeto
O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades.

Cerca de dois mil universitários participam anualmente do Projeto, que acontece todos os meses de julho e janeiro ou fevereiro e tem duração de 15 dias. O Ministério da Defesa está se planejando para aumentar as vagas para dois mil e 500 alunos em 2010 e três mil em 2011.

(Lígia Lunardi, Agecom, 15/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. adenilton adelio roque disse:

    ola .reçebemos a visitas das alunas da engenharia de alimentos onde nos explicaran varios fadores q contribuiram muito para nosso melhor desenpenho na qualidade na maniplaçao dos alimentos muito obrigado e parrabens a todos pelo sussesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *