Fundação Catarinense de Cultura promove apresentação musical “O quintal de Stela”
30/07/2009
Agenda de 03 a 09 de agosto de 2009
31/07/2009

Museus de Arte

Os desafios para a adoção de políticas educacionais são tema da pesquisa de Maria Helena Barbosa.
A analista técnica em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, na função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Maria Helena Rosa Barbosa, defende nesta quinta-feira, 30 de julho, sua dissertação de mestrado “Museus de Arte: desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais”. A apresentação da pesquisa, orientada pela Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Ramalho e Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, ocorrerá às 16h, no auditório do Ceart/Udesc.

Resumo

O objeto desta pesquisa são os museus de arte brasileiros, principalmente no que diz respeito às suas políticas. Tem, como recorte específico, as políticas educacionais e as ações delas decorrentes. Foram, para tanto, analisados dados obtidos de oito museus de arte brasileiros, de diferentes regiões do país, cujas informações acerca de suas políticas e ações foram obtidas por meio de questionários enviados via correio eletrônico – e-mail. O presente estudo originou-se de inquietações nascidas no exercício profissional dentro de um espaço museal da arte e nele discute-se a função educacional dos museus. Para o desenvolvimento do estudo, adotou-se a pesquisa exploratória de natureza qualitativa e de caráter documental. Desse modo, organizaram-se dados sobre o contexto histórico do espaço museal da arte, sobre alguns conceitos que o permeiam, assim como se investigaram questões fundamentais no que tange à função educativa dos museus. Quanto às técnicas empregadas na pesquisa, na etapa da coleta de dados, recorreu-se à entrevista, utilizando-se o recurso de dois questionários, sendo que um foi respondido por representante do setor Administrativo e outro por representante do setor Educativo dos museus participantes. Na análise dos dados, constatou-se, entre outros resultados, que os oito museus desenvolvem diversas ações culturais e educativas e que interagem com públicos bastante heterogêneos; entretanto, as ações educativas em alguns deles estão envoltas em muitas problemáticas. Elas dizem respeito à falta de profissionais no setor Educativo, em determinados museus; à ausência de avaliação sistematizada das ações educativas em outros, bem como à falta de definição conceitual e sustentação teórica em alguns setores Educativos estudados. E ainda constatou-se que alguns desses museus não possuem políticas claras e definidas, pois não dispõem nem mesmo de um documento oficial que determine diretrizes em relação às suas práticas e ações.

(FCC, 30/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *