Cartão abastecido paga menos

Créditos ainda valerão por 60 dias para os usuários
Com adesivos ou cartazes improvisados, desde ontem os ônibus de Florianópolis já estampam nos vidros dos veículos o novo preço das passagens. Apesar do aumento, o segundo desde o início do ano, a maioria dos usuários do transporte coletivo ainda não sentiu a diferença no bolso.
Ontem, a passagem, que agora está R$ 0,10 mais cara, só foi cobrada dos usuários que pagaram em dinheiro. Quem utilizou os cartões eletrônicos, cerca de 80% dos passageiros, desembolsou o valor antigo. O crédito do cartão abastecido até domingo ainda valerá por 60 dias.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, as empresas já estão autorizadas a cobrar o aumento. O presidente do Sindicato da Empresas, Waldir Gomes, não foi localizado pela reportagem, mas o diretor operacional da Transol, Roger Nascimento Silva, confirmou que os novos valores só serão descontados dos usuários que recarregarem seus cartões a partir de hoje.
A operadora de telemarketing Cláudia Regina dos Santos, de 31 anos, por exemplo, não pagou a diferença para se deslocar para o trabalho ontem. Moradora do Bairro Carianos, no Sul da Ilha, Cláudia reclamou, porém, da qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema de transporte público da Capital.
– Eles cobram caro, mas não melhoram o atendimento – criticou.
O acordo que encerrou na madrugada de sexta-feira a paralisação de 68 horas dos motoristas e cobradores representou para os usuários de ônibus, somente este ano, um reajuste de 12% nos valores das passagens. O valor, totalizando o índice aplicado em janeiro e o de agora, é mais do que o dobro da inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2008 com alta de 5,9%.
(Nanada Gobbi, DC, 06/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte: Sim, você vai pagar a conta
06/07/2009
Florianópolis quer ser capital da inovação
06/07/2009