Projeto Rondon leva seis alunas e dois professores da UFSC à Restinga Seca
16/07/2009
Aeroportos
16/07/2009

A disputa pela cadeira 8

Às 18 horas de amanhã, é certo que os escritores Apolinário Ternes e Oldemar Olsen Jr. estarão perto do telefone. Os dois aguardam uma ligação da Academia Catarinense de Letras com o resultado da eleição que definirá o novo ocupante da cadeira número oito. Os dois candidatos buscam ingressar como imortais da escrita de SC no espaço patronado pelo bispo e escritor Eduardo Duarte Silva.

Apolinário e Olsen Jr. são adversários com declarado respeito pelo outro. A morte do antropólogo Silvio Coelho dos Santos, em outubro de 2008, abriu espaço na Academia Catarinense de Letras, fundada em 1918 e que tem Lauro Junkes como presidente. Os 39 membros votarão em dois turnos: quem alcançar pelo menos 20 votos nos pleitos pode preparar o discurso de posse na Casa de José Boiteux.

“Vai ser um páreo duro”, prevê Lauro Junkes. “Os dois fizeram uma boa campanha e têm reconhecimento.” Como explica o presidente, o regimento prevê que ambos não estejam presentes durante a votação. Os imortais podem votar presencialmente ou enviar a cédula pelo correio.

A rigor, qualquer pessoa pode concorrer a uma vaga: os únicos pré-requisitos são ter pelo menos uma publicação e comprovada ligação afetiva com Santa Catarina. Para ficarem com a cadeira oito, Apolinário e Olsen Jr. fizeram uma verdadeira campanha eleitoral, com direito a pedido de votos e promessas.

Para o escritor, historiador e jornalista Apolinário Ternes, de Joinville, é tudo novidade. Essa é a primeira vez que ele tenta ingressar na Academia, incentivado, principalmente, por um ex-ocupante da cadeira em disputa. “O Carlos Gomes de Oliveira (ex-senador e escritor, morto em 1997) era um amigo. Esse legado chamou a atenção”, explica. Sem esconder a ansiedade, o candidato afirma ter feito a sua parte e gostou da experiência, mas não confirma se tentará uma segunda vez caso não seja eleito.

Do outro lado, em Florianópolis, Oldemar Olsen Jr. participa da terceira eleição. Adepto de um tom bem mais crítico, afirma não querer apenas “sentar na cadeira” e pensa na Academia como uma instituição com potencial de ser mais atuante. “Poderia funcionar como um órgão consultivo, criando e tendo iniciativas na área cultural, idealizando o Instituto Estadual do Livro, por exemplo”.

Olsen Jr. ainda tem planos para a revista da Academia. “Poderia começar revolucionando graficamente, com uma circulação mais abrangente e um projeto gráfico diferenciado, abrindo espaço também para os autores novos”, salienta.

A votação começa às 17 horas em Florianópolis, na Casa de José Boiteux, sede da Academia Catarinense de Letras. A previsão do presidente Lauro Junkes é de que a decisão saia depois das 18 horas, quando os dois candidatos serão informados do resultado por telefone. O eleito terá direito a escolher a data de posse, na qual fará um discurso e receberá a homenagem de outro imortal.

edson.burg@an.com.br
EDSON BURG | JOINVILLE
QUEM É
Apolinário Ternes, 59 anos, nasceu em Joinville. Historiador, jornalista e escritor, publicou 28 livros, com destaque para “História Econômica de Joinville”, “História de Joinville: uma Abordagem Crítica” e “Joinville – Construção da Cidade”. Foi editorialista durante 28 anos e é articulista do jornal “A Notícia”.
QUEM É
Oldemar Olsen Jr., 54 anos, nasceu em Chapecó. Jornalista e escritor, tem seis livros publicados. Destaque para a obra “Desterro, SC”, considerada pela Câmara Brasileira do Livro como um dos dez melhores livros de contos publicados no Brasil em 1999 e finalista do Prêmio Jabuti de 2000. É cronista de “Anexo”, do jornal “A Notícia”.

(A Notícia, 16/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *