Despoluição do Rio Capivari
04/06/2009
Mostra da UFSC na área de meio ambiente
04/06/2009

Grupo Cravo-da-Terra fará apresentação gratuita

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) inicia na sexta-feira (5), às 18 horas, o projeto “Sexta no Jardim – Ano 3”, realizado no jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. No dia haverá apresentação do grupo Cravo-da-Terra, e já estão agendadas, ainda neste mês de junho, shows com os grupos O Som do Vazio e Coletivo Operante. A entrada é gratuita.

“O projeto busca manter um programa regular de apresentações artísticas no jardim do museu, sempre às sextas-feiras, no final da tarde”, explica a administradora do Museu Histórico de Santa Catarina, Susana Bianchini. Destinado à comunidade em geral e aos visitantes de Florianópolis, o “Sexta no Jardim” pretende difundir e ampliar o acesso aos bens culturais e, ao mesmo tempo, valorizar os artistas locais.

Segundo a presidente da FCC, Anita Pires, o jardim do Palácio Cruz e Sousa, inaugurado em setembro de 2006, tornou-se um ponto de referência no centro da cidade como espaço de convívio e lazer, onde se encontram diferentes grupos. Aberto diariamente das 10h às 18h, o local permite que a comunidade se aproprie e se reconheça, desfrutando momentos de deleite e bem-estar.

Cravo-da-Terra – O grupo iniciou seus trabalhos em 2000, apresentando-se em bares e cafés, executando arranjos próprios para clássicos da música brasileira. No ano de 2005 lançou, de forma independente, o seu primeiro CD autoral, intitulado “Cravo-da-Terra”. Para o lançamento, o grupo realizou shows no teatro do SESC Pompéia, em São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Em 2006, realizou uma turnê nacional com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, levando o show de lançamento para Curitiba, Goiânia, Brasília, Salvador e São Paulo, divulgando e difundindo a música contemporânea de Santa Catarina.

No ano de 2007, como reconhecimento deste primeiro trabalho, a cantora, flautista e compositora Ive Luna, vocalista do grupo, recebeu o Troféu Cata-vento como melhor cantora do circuito nacional independente, eleita pela Rádio Cultura AM de São Paulo. Neste mesmo ano o grupo foi um dos cinqüenta selecionados no programa Rumos Itaú. Em março de 2008, o Cravo-da-Terra lançou seu segundo CD, “Infinito Som”, que passeia perto da música tradicional brasileira, tendo-a como ponto de partida. O trabalho apresenta, porém, uma sonoridade contemporânea, colorida por contrapontos de cordas, flauta e percussão, em canções compostas por arranjos singelos e espontâneos, que expõem ritmos apreciados em festas e feiras populares do país, como o coco, o maracatu, o baião e a moda de viola.

O QUÊ: Projeto “Sexta no Jardim – Ano 3”, com o grupo Cravo-da-Terra. QUANDO: sexta-feira (5), às 18 horas. ONDE: Jardim do Palácio Cruz e Sousa (em caso de chuva a apresentação será transferida para o interior do Museu Histórico de Santa Catarina), Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8091. QUANTO: gratuito.

Programação – Junho
Dia 05, às 18h (abertura) – Cravo-da-Terra
Dia 19, às 18h – O Som do Vazio
Dia 26, às 18h – Coletivo Operante

Mais informações:
Susana Bianchini – Administradora do MHSC – (48) 3028-8091 / 9989-5751

(Deluana Buss, FCC, por e-mail, 03/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *