SC ganha prêmio como Estado inovador em TI
09/06/2009
Transporte coletivo
09/06/2009

Prefeitura lança oficinas de Arte-Educação e deflagra reforma do Forte Santa Bárbara

O Forte Santa Bárbara, sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), vai passar pela primeira reforma desde que o prédio foi cedido ao município, em 2000. A ordem de serviço para início das obras nas instalações internas e externas do imóvel será entregue pelo prefeito Dário Berger e o superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, nesta segunda-feira (8/06), às 16h30, no auditório do Teatro da Ubro. Na ocasião, também será assinado o convênio com 45 oficineiros para início das atividades do projeto Oficinas de Arte-Educação em diversas comunidades da Ilha e do continente.

A reforma do Forte Santa Bárbara vai abranger reparos na estrutura do telhado, forros e esquadrias de madeira do conjunto arquitetônico, que soma 1.500 metros quadrados de área construída. A obra, orçada em cerca de R$ 150 mil, inclui ainda reparos no muro, além de pintura interna e externa da edificação. Durante a execução das benfeitorias, a FCFFC continuará atendendo normalmente no local.
Construído no século 18, e de propriedade da Marinha do Brasil, o Forte Santa Bárbara foi transferido para uso da Prefeitura de Florianópolis em julho de 2000. A cessão do imóvel envolveu como contrapartida a construção, na região continental, da nova sede do Comando do 5º Distrito Naval, que até 1998 ocupava as instalações do forte. Restaurado há uma década, sob orientação da 11ª Delegacia Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel abriga atualmente a estrutura administrativa da FCFFC. Também sedia exposições, reuniões e espetáculos, além de servir de base para os ensaios semanais do projeto Orquestra Escola. Oficinas de Arte-Educação O projeto Oficina de Arte-Educação vai beneficiar alunos residentes na Ilha e na área continental. As aulas iniciam em junho e as inscrições podem ser feitas no próprio local onde as oficinas serão ministradas. Ao todo estão sendo oferecidas 45 oficinas gratuitas de música, piano, capoeira, maculelê, teatro, modelagem, fuxico, renda de bilro, crivo, cerâmica, percussão, boi-de-mamão, artes circenses, entre outras modalidades. A novidade em 2009 é a introdução de aulas de ballet e inclusão de novos estilos de dança contemporânea. Criado em 1995, o projeto tem como objetivo reforçar a auto-estima dos participantes, proporcionando oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o convívio em comunidade. As oficinas são realizadas em parceria com associações, escolas municipais e estaduais, conselhos comunitários, igrejas e centros culturais, incluindo as unidades sob responsabilidade da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Serviço: O Quê: Entrega da ordem de serviço para reforma do Forte Santa Bárbara e assinatura do convênio do projeto Oficinas de Arte-Educação Quando: segunda-feira (8/06) – 16h30 Onde: Teatro da Ubro Escadaria da Rua Pedro Soares, nº 15 – Centro – Florianópolis. (fundos do Colégio Coração de Jesus)

(FCFFC, Adjori/SC, 09/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *