Prefeitura de Florianópolis apresenta ações para desenvolver o setor de tecnologia
29/06/2009
8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
30/06/2009

Música erudita no Continente

Um grupo de 150 estudantes de quatro escolas da região continental vai ouvir música erudita nesta segunda-feira (29/06), às 14h, num recital com o tenor Fernando de Carli e o pianista Alexandre Dietrich, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Bairro de Fátima. À noite, o duo retornará ao palco para nova apresentação, às 19h, para a comunidade local. A programação integra o projeto Florianópolis em Canto e Piano, patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da UNIMED.

Com produção cultural de Lourcley Silvestre, a série de cinco recitais – sendo quatro noturnos – foi iniciada no Teatro Álvaro de Carvalho. O projeto pretende democratizar a música erudita, garantindo o acesso gratuito ao público nos eventos. A promoção encerra no dia 30, às 20h, no auditório do Departamento de Música do Centro de Artes da Udesc, no Itacorubi.

Único recital vespertino do projeto, a apresentação na Biblioteca Barreiros Filho tem caráter didático, com o objetivo de levar a crianças e adolescentes de escolas públicas informações sobre a música, os compositores e o instrumento musical utilizado no evento. A iniciativa visa estimular a vivência e o gosto pela arte musical, incentivando o surgimento de futuros apreciadores de música erudita e a formação de plateia. Para isso, deve contar com a presença de estudantes das escolas básicas Almirante Carvalhal, Irineu Bornhausen, José Boiteux e do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

O programa dos recitais inclui composições de artistas como o austríaco Franz Schubert, o alemão Christoph Von Gluk e o mexicano Agustin Lara, autor da famosa Granada – Fantasia Espanhola. Divulga ainda obras dos músicos brasileiros Carlos Gomes, Jayme Ovalle, Chiquinha Gonzaga e Claudio Santoro.

Duo Dietrich e de Carli

Formado em 2004, o duo “Dietrich e de Carli” apresentou-se em diversos teatros de Santa Catarina e participou do Projeto Nacional Música no Museu. Em 2006, Fernando de Carli e Alexandre Dietrich foram premiados no Concurso Latino Americano Rosa Mística de Curitiba, obtendo o primeiro lugar na categoria Música de Câmara.

Em 2008, a dupla realizou a turnê Canções pelo Sul do País, passando pelas cidades de Itajaí, Florianópolis, Concórdia e Criciúma, além de Curitiba e Porto Alegre. Em 2009, De Carli e Dietrich fizeram dois recitais nos EUA, no Edge Hall, na cidade de Athens, na Geórgia, e no Talmadge Recital Hall em Roanoke, no estado da Virgínia.

Bacharel em Música-Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alexandre Dietrich participou em 2003 do “Atelier pianístico”, em Bordeaux, na França, a convite da pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, fez turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica. Dietrich deve iniciar nova temporada internacional no Japão e na França, com seis apresentações de piano solo já agendadas em 2009.

O tenor catarinense Fernando de Carli participou das montagens de Highights, Fantasma da Ópera e West Side History, além de integrar óperas completas, sob regência de Jeferson della Roca, junto à Camerata Florianópolis. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é regente titular da Associação Coral do Hospital Florianópolis, preparador vocal do Coral Jovem da IASD de Florianópolis, além de integrante, preparador vocal e assistente de regência do grupo Polyphonia Khoros, sob direção da Maestrina Mércia M. Ferreira.

Agenda de apresentações:

Segunda-feira (29/06) – 14h e 19h
Auditório da Biblioteca Barreiros Filho
Rua João Evangelista da Costa, 1160 – Bairro de Fátima
Entrada franca

Terça-feira (30/06) – 20h
Auditório do Departamento de Música do CEART- UDESC
Rua Madre Benvenuta nº 1907 – Itacorubi
Entrada franca

(PMF, 29/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *