Reciclagem saudável
18/06/2009
Ministro do Superior Tribunal de Justiça levanta avanços e retrocessos do Código Ambiental de SC
18/06/2009

FITAFloripa 2009: Quinto dia tem seis espetáculos

Nesta quinta-feira, 18/6, quinto dia do FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis) serão apresentados seis espetáculos, com grupos teatrais de Santa Catarina (Itajaí e Criciúma), de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e a atração internacional da Itália.

O festival acontece de 14 a 20 de junho, com mais de 40 apresentações, de mais de 19 companhias de cinco países distintos: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil. A programação do festival, que ocorre em 13 espaços da cidade, contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais. A programação completa está no site www.fitafloripa.com.br

Espetáculos e Sessões de 18/6 (quinta-feira):

10h00 – PÉPÉ E STELLA – Teatro Gioco Vita (Itália)
10h00 e 15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
12h30 – BONECRÔNICAS – Cia. Anima Sonho (Rio Grande do Sul)
15h00 – CIRCUS – A NOVA TURNÉE – Cia. Circo de Bonecos (São Paulo)
15h00 – O MENINO MALUQUINHO – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)
15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
19h00 – [ Apresentação suspensa ] A FARSA DO PANELADA – Grupo Co-letivo da UDESC (Florianópolis)
20h00 – HAGËNBECK – Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí)

Sobre os espetáculos de 18/06 (quinta-feira):

10h00 – PÉPÉ E STELLA – Teatro Gioco Vita (Itália)
(Classificação: infantil. Duração: 50 min.)
Local: Local: Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro.

Direção: Fabrizio Montecchi, Técnica: sombras, Site:
www.teatrogiocovita.it

Sinopse:
Uma história de amizade. Pépe é um menino e Stella uma pequena égua. Eles nasceram na mesma noite, no grande circo da cidade. Por suas estrelas brilharem tão perto no céu, os dois logo se tornaram amigos e aprenderam os números circenses mais surpreendentes. Porém, o medo faz com que os dois se separem e embarquem numa grande aventura.

O grupo:
O grupo se formou em Turim no final dos anos 1960 e transferiu-se para Piacenza, Itália, em 1976, onde funciona até os dias atuais. É um dos responsáveis pela renovação do teatro de sombras na Europa. A companhia nasceu como Teatro Estável e Centro de Produção, Promoção e Pesquisa Teatral no campo da experimentação e do teatro para a infância e a juventude.

10h00 e 15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
(Classificação: todas as idades. Duração: 35 min.)
Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Direção: O grupo, Técnica: luva e manipulação direta de objetos, Site:
www.cirquinhodorevirado.blog.terra.com.br

Sinopse:
Um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente, ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois atores que usam objetos para contar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos e brincadeiras.

O grupo:
Surgiu em 1997 e desenvolveu trabalhos com a manipulação de objetos, bonecos, rua, circo, teatro, música e sombras, participando de festivais por todo o país. Os objetivos do grupo são a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se fechando em um estilo, mas descobrindo as possibilidades que a pesquisa teatral pode proporcionar ao exercício da manutenção de um grupo.

12h30 – BONECRÔNICAS – Cia. Anima Sonho (Rio Grande do Sul)
(Classificação: livre. Duração: 45 min.)
Local: Concha Acústica da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Autores: Tiarajú Carlos Gomes e Ubiratan Carlos Gomes, Técnica: manipulação direta e luva, E-mail: animasonho@yahoo.com.br

Sinopse:
Criado para comemorar dez anos de atividade do grupo, este espetáculo é composto por esquetes divertidos e números musicais inspirados em cartuns, histórias em quadrinhos, piadas de circo, desenhos animados e longas conversas com grandes mestres do teatro de bonecos como: Javier Villafañe, Guaira Castilla, os irmãos di Mauro e muitos outros.

O grupo:
A Cia. Foi criada em 1984, pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes em Porto Alegre/RS. Hoje em dia, com uma nova formação, mantém o seu estilo inconfundível que alcança uma notável comunicação com qualquer tipo de platéia. Reúnem a farsa, a festa, a brincadeira, a comédia e a improvisação e seguem o mesmo caminho dos mestres mamulengueiros do nordeste brasileiro.

15h00 – CIRCUS – A NOVA TURNÉE – Cia. Circo de Bonecos (São Paulo)
(Classificação: infantil (a partir de 3 anos). Duração: 50 min.)
Local: Centro de Cultura e Eventos – UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Direção – Eduardo Amos, Técnica: luva, marionete e manipulação direta, Site: www.circodebonecos.com.br

Sinopse:
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados. O mundo maravilhoso do circo é recriado em quadros curtos, ágeis e engraçados. A palavra é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense. O espetáculo é uma singela homenagem ao universo circense.

O grupo:
Dirigida por Cláudio Saltini, a Cia. Circo de Bonecos nasce da Cia. A Cidade Muda, que desempenhou um importante papel no desenvolvimento e na difusão do Teatro de Bonecos na cidade de São Paulo, nos anos 80 e 90. Em seu novo grupo, Saltini continua a explorar o trabalho experimental e plástico.

15h00 – O MENINO MALUQUINHO – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)
(Classificação: infantil (3 a 9 anos). Duração: 35 min.)
Local: Hospital Infantil Joana de Gusmão, Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica.

Direção: Marcelo F. De Souza, Técnica: manipulação de luva, vara e silhueta, Site: www.cia-andante.blogspot.com

Sinopse:
Espetáculo baseado no personagem, de mesmo nome, de Ziraldo que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis “à moda antiga”.

O grupo:
Sediada em Itajaí/SC desde 2005, as montagens da Cia. Andante caracterizam-se pela exploração e preservação de uma estrutura tradicional do teatro de animação, buscando novas possibilidades estéticas. Destacando a presença da empanada (palquinho), o boneco de luva, o trabalho solo e a linguagem não verbal, buscando no trabalho do ator manipulador a ação geradora da ânima orgânica e o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação com bonecos.

15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
(Classificação: todas as idades. Duração: 35 min.)
Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
[Veja detalhes mencionados na sessão das 10h00]

19h00 – [ Apresentação suspensa ] A FARSA DO PANELADA – Grupo Co-letivo da UDESC (Florianópolis)
Local: Escola de Educação Básica Municipal Henrique Veras, Rua João Pacheco da Costa, 249 – Lagoa da Conceição.

20h00 – HAGËNBECK – Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí)
(Classificação: jovens e adultos. Duração: 50 min.)
Local: Teatro da UBRO – União Beneficente Recreativa Operária, Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro.

Direção – Daniel Olivetto, Técnica: manipulação direta, Site:
wwww.experimentus.com.br

Sinopse:
É noite de visitação nas instalações da Hagënbeck Ltda, uma importante companhia de expedição que apresenta os resultados de seu novo experimento: Pedro Vermelho, que expõe aos visitantes da noite como ingressou no mundo humano, adquirindo os trejeitos e virtudes de um homem. Inspecionado por uma câmera no teto do laboratório, ele discorre sobre a jornada de libertação de um simples primata até o posto de um homem que domina sua própria fala e argumentos.

O grupo:
Desde 1999, a Cia. Experimentus vem explorando linguagens cênicas diversas: o ator e seu texto, o boneco e outras formas animadas, os textos literários como elemento base para dramaturgias, o teatro para crianças, as montagens para adultos… Neste caminho cinco espetáculos chegaram aos palcos e salas alternativas… circuitos, intercâmbios e projetos de formação foram realizados… e desde lá muitas andanças aconteceram pelo Brasil!

Realização e Parcerias do FITAFloripa:

O festival tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Cultura e Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFloripa tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.

Sobre os ingressos:

GRATUITO (espaços alternativos, Teatro da UFSC e para escolas públicas – agendadas com antecedência).
R$ 8,00 (inteira).
R$ 4,00 (meia – estudantes, idosos com ou acima de 60 anos, classe artística – é necessária a apresentação do devido documento na entrada dos teatros).

Obs.: O FITAFloripa participa da Campanha do Agasalho 2009. Ao trazer um agasalho você pagará meia entrada.

Pontos de venda de ingressos:

Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Secretaria do FITAFLORIPA
(Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade)
De 14/06 (domingo) a 20/06 (sábado), das 09h00 às 20h00.
Bilheteria geral do evento. Os ingressos de outros teatros poderão ser adquiridos neste local com até um dia de antecedência.

Teatro Álvaro de Carvalho – TAC
(Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro)
Bilheteria aberta a partir das 13h00 e somente venderá ingressos deste espaço.

Teatro da UBRO – União Beneficente Recreativa Operária
(Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro)
A bilheteria será aberta uma hora antes dos espetáculos e somente venderá ingressos deste espaço.

Avisos:

• Os ingressos para os espetáculos que acontecerão no espaço Teatro da UFSC poderão ser retirados anteriormente, no máximo dois ingressos por pessoa;
• Não será permitida a entrada depois do início dos espetáculos.
• Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, deficientes físicos e gestantes.
• Não fazemos trocas nem devoluções de ingressos.
• Não aceitamos cheques e cartões de débito ou crédito.
• Não fazemos reservas de ingressos.
• Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

SERVIÇO:

O QUÊ: FITAFloripa 2009 – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis.
QUANDO: Quinto dia:18 de junho de 2009, quinta-feira. O festival ocorre de 14 a 20 de junho, em diversos horários.
ONDE: Diversos locais
QUANTO: Gratuito, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)

Veja a programação completa no sitewww.fitafloripa.com.br

Mais informações no site do evento e pelo telefone (48) 3721-5937

Coordenadora geral do FITAFloripa, Sassá Moretti: (48) 9967-5424
Coordenadora Executiva: Zélia Sabino: (46) 8407-7598

(Agecom, 18/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. natalia ramos disse:

    Tenho 63 anos e sou aposentada há alguns anos. Faz 20 anos que sofro de FIBROMIALGIA com dores intensas nos braços, pescoço, ombros, pernas, joelhos, coluna, ciático etc. Moro bem perto da UDESC de Coqueiros e pergunto: posso fazer HIDROTERAPIA nessa Instituição? Se for possível, que devo fazer para isso?
    Aguardo informações e agradeço muito.
    Natalia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *