Autoridade colombiana em mobilidade conhece projetos para o transporte urbano da Capital
03/06/2009
Queremos o melhor para Santa Catarina
03/06/2009

Comissão aprova grupo de trabalho para viabilizar Projeto Copa Limpa

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou, em audiência realizada nesta terça-feira (02) a criação de um grupo de trabalho para viabilizar o projeto “Copa Limpa”, que prevê ações relacionadas à preservação ambiental durante os preparativos e a Copa do Mundo de 2014, que será sediada pelo Brasil. Esse grupo atuará em conjunto com o que já é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República – composto pelos ministérios do Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Planejamento e Fazenda -, e terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O “Projeto Copa Limpa” prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de reconstrução, reforma e modernização dos estádios. O “Copa Limpa” também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, à segurança pública e à qualificação de mão de obra voltada para o turismo.
A ideia, segundo a presidente da comissão, Ideli Salvatti (PT-SC), é que a Copa de 2014 tenha “uma marca diferenciadora, sustentável, limpa”, o que, acredita, atrairá investidores estrangeiros.
Também foi aprovada reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para apresentação do projeto. A comissão definiu ainda uma comitiva para visitar a Alemanha, para conhecer o método de planejamento e o uso de alternativas sustentáveis que foram utilizados na Copa do Mundo de 2006.
Ideli acatou sugestão do senador Romeu Tuma (PTB-SP), de reunir, na comissão, governadores e prefeitos das 12 capitais que irão sediar os jogos da Copa e definir estratégias de implementação do “Copa Limpa”.
O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sugeriu que o projeto de lei 81/08 sobre produção e comercialização de óleo vegetal para utilização como combustível no transporte coletivo seja agilizado pela comissão.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), solicitou que cidades como Vitória e Florianópolis, preteridas na lista de capitais que sediarão os jogos, possam receber seleções, não ficando de fora das ações da Copa de 2014.
(Cristina Vidigal, Agência Senado, 03/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *