Disque-Guarda Municipal
02/06/2009
Hora de contra-atacar o crack
02/06/2009

A floresta é o lar

Fotógrafo Daniel Etlis inaugura hoje novo espaço cultural com a mostra Yanomami, resultado de uma expedição na Amazônia

A relação do homem com a floresta onde não há exploração mas convivência, onde o selvagem se transforma em natural e a vida aflora com simplicidade e harmonia. É nesta perspectiva que o fotógrafo Daniel Etlis apresenta, a partir de hoje, Yanomami, exposição fotográfica que inaugura a Galeria Txai, em Florianópolis.

No começo deste ano, Daniel participou de uma expedição para levar donativos aos Yanomami no Alto da Floresta Amazônica. Um lugar inóspito ao homem branco, mas perfeito para a tribo que vive na divisa do Brasil com a Venezuela e que soma pouco mais de 26 mil pessoas. Só para se ter uma ideia, as fotos foram feitas a 900 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira, a última cidade por terra e mais de sete horas rio acima.

O fotógrafo participou da viagem para levar donativos para duas tribos Yanomamis: Nazaré e Inambu, e captou todo o percurso através de sua lente. Mas foi o encontro com os índios que ele elegeu como o tema para a primeira exposição individual em Florianópolis.

Ao longo de duas semanas, pôde conviver e conhecer um pouco mais da vida na tribo. Mais do que captar cenas, Daniel conseguiu transferir para imagem a doçura do olhar das crianças Yanomamis, a recepção amistosa dos líderes da tribo.

– Os Yanomamis são um povo pacífico, alegre e gentil. Nos receberam muito bem, nos mostraram suas tradições de caça, pesca e seus rituais. Eles e a natureza estão na mesma categoria, é pulsante e linda – lembra o fotógrafo.

Mas viver esta experiência não é nada fácil, pois estamos acostumados a explorar a natureza, o que é muito diferente de compartilhar a vida com ela.

A expedição possui mais de 200 fotos, mas Diogo reservou apenas uma parte deste acervo para exibir ao público. Ao todo são 33 fotografias, 25 fotos preto e branco e oito coloridas, em tamanhos variados, desde 70cm x 50cm, até as menores, 21cm x 15cm.

As imagens revelam, através dos olhares indígenas, uma visão muito peculiar do calor humano encontrado pelo fotógrafo.

– A expedição representada aqui nessas fotos teve sucesso total na questão das relações humanas. Esta é a mensagem que busco passar através de cada olhar que recebi – explica Diogo ao lembrar que o contato destes índios com a sociedade é relativamente recente.

Os Yanomamis formam uma sociedade de caçadores-agricultores da floresta tropical do norte da Amazônia. Seu território cobre, aproximadamente, 192 mil quilômetros quadrados situados em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela na região do Rio Orinoco–Amazonas (afluentes da margem direita do Rio Branco e esquerda do Rio Negro). Constituem em um conjunto cultural e linguístico composto de, pelo menos, quatro subgrupos adjacentes que falam línguas da mesma família (Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam).

(Jacqueline Iensen, DC, 02/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *