Presidente Lula confirma participação no Congresso do WTTC em Florianópolis
11/05/2009
WTTC premia os melhores do mundo em turismo sustentável de 2009
11/05/2009

WTTC discute o turismo sustentável

9ª Conferência Global do WTTC vai debater alternativas para recuperação da economia global

“Transformando economias” e “Removendo barreiras para a integração global por meio de viagens e turismo” são dois dos principais temas da 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo, que será realizada em Florianópolis nos dias 15 e 16 deste mês.
Maior plataforma para líderes empresariais, entre os quais presidentes e principais executivos das cem maiores empresas de viagens e turismo do mundo, o WTTC tem como principal missão promover a importância econômica do setor, que é responsável por 9º do PIB global e gera cerca de 220 milhões de postos de trabalho no mundo inteiro.
“É a primeira vez que a Conferência acontece na América Latina”, afirma jean-Claude Baumgarten, presidente do WTTC. “Estamos muito felizes com a escolha de Santa Catarina como sede da Conferência. O Estado oferece enorme potencial para se desenvolver como um dos principais destinos internacionais e oportunidades para investidores em viagens e turismo, tanto no Brasil como no exterior”.
A agenda da Conferência, organizada sob o tema “Parcerias Reais: Energizando Economias”, reunirá mais de 50 palestrantes, de diferentes perfis e experiências, que enriquecerão o debate. O evento oferece oportunidade para a criação de novas formas de parcerias público-privadas que, por sua vez, estimularão a demanda junto ao setor e impactarão positivamente o crescimento econômico e a geração de empregos.
“A indústria de viagens e turismo já está enfrentando os desafios da atual crise econômica e financeira. Os efeitos foram agracados pelo surto recente da gripe suína. A Conferência no Brasil é uma oportunidade para reunir os líderes de todos os setores da indústria de viagens e turismo num ambiente ideal, para debater os desafios do setor e apresentar soluções inovadoras”, disse Baumgarten.
Mais de 50 palestrantes e integrantes de painéis estarão presentes durante os dois dias do evento, entre os quais Paulo Nogueira Batista Jr, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Brasil, América Latina e Caribe; Firmin Antonio, presidente honorário da Accor Brasil; John Walker, presidente da Oxford and Tourism Economics; Martin Felstein, consultor do Comitê de Conselheiros Econômicos; Hubert Joly, CEO da Carlson; Fernando Pinto, CEO da TAP Air Portugal; Sebastián Escarrer, vice-presidente da Sol Meliá; Domenico de Mais, professor de Sociologia Trabalhista e Estratégia na Universidade de Roma; Jabu Mabuza, presidente da South America Tourism; Sonu Shivdasani, presidente e CEO do Six Senses Resorts & Spas; e Gerald Lawless, presidente executivo da cadeia indiana de hotéis e resorts Jumeirah.

Turismo no Brasil
Como o Brasil é o primeiro país latino-americano a figurar na lista dos Top 10 em eventos de turismo do mundo, tornou-se oportuna a sua escolha como sede da 9ª Conferência. No Brasil, o turismo fatura 40 bilhões de dólares e cria cerca de seis milhões de oportunidades de empregos anualmente. “A receita gerada pelo turismo teve um crescimento de 132% nos últimos cinco anos, alcançando em 2008 a marca dos US$ 5,8 bilhões”, registra Jeanine Pires, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e uma das palestrantes da Conferência.
O WTTC e sua parceira em pesquisas, a Oxford Economics, divulgarão um relatório para os congressistas a respeito do impacto do turismo na economia de Santa Catarina, “uma avaliação que mostrará o potencial de crescimento e de atração de investimentos do Estado”, adianta Baumgarten.
“O compromisso dos governos estadual e federal com a conservação dos recursos naturais e culturais do Estado de Santa Catarina foi um dos principais fatores que atraíram a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo ao Brasil e contribuirão significativamente para o desenvolvimento e prosperidade da nossa comunidade”, disse o governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira.

Novo pavilhão vai beneficiar o turismo
Para sediar o Fórum Mundial do World Travel & Tourism Council (WTTC), o Costão do Santinho Resort construiu mais um centro de eventos – Pavilhão Tuguá – erguido em somente 100 dias e desde já um dos maiores espaços do gênero no País. “Um evento como o WTTC precisa de um ótimo local para ser realizado. Será uma estréia à altura para um evento dessa envergadura”, disse Fernando Marcondes de Mattos, presidente do conselho administrativo do Costão do Santinho. “A sala principal e seu entorno somam 2.450m2, que fazem da arena o lugar ideal para as mais diversas atividades, além de dispor de serviços de hotelaria de padrão internacional, a cargo do resort”, diz.
Nenhum detalhe foi esquecido durante a concepção do projeto, desenhado para comportar em um mesmo ambiente diversos tipos de estrutura, como feiras, banquetes e auditório para 2 mil pessoas. Com pé direito de 7,5 metros, o Pavilhão Tuguá possui isolamento termo-acústico nas paredes e tetos, sistema de ar condicionado central e internet wi-fi em todo o espaço, tudo para garantir conforto e satisfação à promoção de eventos.

(Tribuna Catarinense, 09/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *