WTTC – o evento do milênio
14/05/2009
WTTC: Movimento intenso em terra e no ar
14/05/2009

WTTC: Com a bênção de Lula e a presença de Guga

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Florianópolis às 15h de hoje, e se desloca de helicóptero (se o tempo permitir) até o Costão do Santinho Resort, no Norte da Ilha, para abrir oficialmente o 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC).

O evento será realizado em parceria com a Embratur e o governo do Estado e reunirá os líderes mundiais da indústria do turismo. Entre os temas em pauta até sábado estarão a influência do setor nos rumos da economia global e os desafios das parcerias público-privadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Uma novidade anunciada ontem pelo secretário de Integração Internacional, Vinicius Lummertz, é a participação do ex-tenista Gustavo Kuerten no jantar de gala de amanhã, às 20h, no Costão. Ele subirá ao palco acompanhado do catarinense Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho da Sadia e coordenador da Fundação Amazonas Sustentável, e do governador do Amazonas, Eduardo Braga, a fim de angariar recursos a serem utilizados em projetos ambientais na Amazônia.

– O Guga é uma figura conhecida e respeitada mundialmente, e, neste jantar, com 800 convidados nacionais e internacionais, ele vai chamar a atenção de todos para a necessidade de se preservar a maior floresta tropical do mundo – disse Lummertz.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que chegou ontem ao Estado para participar do congresso, lembrou que o Brasil disputou com a China a oportunidade de receber o evento, e que, se o país venceu, é porque “não só ocupa uma liderança na América Latina, mas está entre os grandes do mundo”.

A dirigente – outra catarinense – ressaltou que, apesar da conjuntura atual de crise, o turismo na América Latina cresceu 4% no primeiro bimestre deste ano, enquanto que, em nível global, a queda chegou a 7%.

– No último ano, a indústria do turismo trouxe quase US$ 6 bilhões em divisas para o Brasil, quantia maior do que as indústrias automobilística e de aviação – observou Pires.

Visibilidade e contato com investidores de peso

O secretário de Estado de Turismo, Gilmar Knaesel, destacou dois grandes benefícios que a realização do congresso trará a SC: o primeiro deles é a visibilidade mundial.

– Só em mídia internacional, já recuperamos todo o investimento que fizemos no evento. Santa Catarina, a partir do congresso, passa a ser conhecida no mundo inteiro, e isto, em termos de turismo de qualidade, tem um valor inestimável – comentou.

O outro benefício é a oportunidade de entregar um portfólio com 40 projetos turísticos, no valor total de R$ 13,5 bilhões, nas mãos de alguns dos maiores investidores privados do mundo, o que seria virtualmente impossível de outra maneira.

– Vamos aproximar os investidores internacionais dos investidores catarinenses e, com certeza, daí surgirão grandes parcerias no futuro.

O que é o WTTC
O Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC) é a maior plataforma para líderes empresariais, dentre os quais presidentes e principais executivos (CEOs) das cem maiores companhias do setor.
A lista dos membros é exclusiva: as companhias aéreas Emirates, Continental e TAP, as redes de hotéis Accenture, Marriott International, Hilton, Four Seasons e Accor, operadoras de cartões American Express e Visa e até a Walt Disney Parks e Resorts, para citar alguns.
Única organização dita representante global de todos os setores privados da indústria do turismo, que responde por 10% do PIB mundial e gera 238 milhões de empregos
A principal missão do WTTC é promover a importância econômica do setor com os governos locais e buscar apoio para as suas necessidades. Um exemplo disso é que, durante o congresso em Florianópolis, a entidade vai divulgar um relatório mensurando o impacto do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) de SC e uma avaliação sobre o potencial de crescimento e de atração de investimentos do Estado.

(Viviane Bevilacqua, DC, 14/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *