Turismo e plano diretor
19/05/2009
Escolares podem ser alternativa
19/05/2009

Transporte para a partir de hoje

Funcionários paralisam as atividades por tempo indeterminado
Os trabalhadores do transporte público da Grande Florianópolis anunciaram o início de uma greve por tempo indeterminado a partir das 9h30min de hoje. A última reunião antes da paralisação não teve avanço. Cerca de 200 mil pessoas serão atingidas.
O assessor do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb), Ricardo Freitas, não informou se os trabalhadores vão prestar os serviços mínimos à comunidade durante a paralisação. De acordo com procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Acir Alfredo Hack, 70% da frota é obrigada a circular nos horários de pico. Quanto aos demais horários, é exigido um mínimo de 30% dos ônibus.
A decisão foi anunciada ontem, às 20h, depois de cinco horas de reunião entre os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), o secretário de Transportes, João Batista Nunes, o procurador do trabalho, Luiz Carlos Ferreira, e o assessor do Sintraturb, Ricardo Freitas.
Segundo João Batista Nunes, a prefeitura apresentou uma proposta, em acordo com o Setuf, de 7% de aumento de salário, mais R$ 310 no tíquete-refeição, o que implicaria em um aumento na tarifa de R$ 0,10.Mas o Sintraturb não aceitou a proposta. Conforme João, os trabalhadores emperram a negociação em questões trabalhistas.
Após a reunião, a categoria se reuniu em mais uma assembleia, no aterro da Baía Sul, para organizar detalhes da greve. A paralisação dos cerca de 800 ônibus acontece no Terminal de Integração do Centro (Ticen).
Carro de som percorreu Ticen
Um carro de som percorreu os corredores de ônibus do Ticen, ontem à tarde, anunciando e orientando os motoristas em relação ao movimento. Panfletos também foram distribuídos para os usuários do transporte público com informações sobre a legalidade da decisão.
O anúncio da greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Florianópolis foi feito na última sexta-feira após uma rodada de negociações. O aviso foi feito com 72 horas de antecedência, como manda a lei.
(DC, 19/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *