Concluído relatório técnico sobre contas 2008 do Governo do Estado
07/05/2009
Tropa de elite reprime manifestação contra Código de SC
07/05/2009

Greve do transporte coletivo de Florianópolis só começa a partir de sexta-feira

Categoria decidiu cumprir a lei que obriga aviso com 72 horas de antecedência
Os funcionários do transporte coletivo de Florianópolis decidiram entrar em greve só a partir de sexta-feira. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb), motoristas e cobradores vão cumprir a lei que obriga os trabalhadores a avisar sobre a paralisação com 72 horas de antecedência.
Como o estado de greve da categoria foi definido em assembleia na terça-feira, a categoria pode parar a qualquer momento a partir de sexta-feira.
Devido ao temor que a greve começasse nesta quarta-feira, o número de carros circulando pela cidade foi maior que o normal na parte da manhã.
A próxima rodada de negociação entre o Sintraturb e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) está marcada para segunda-feira, dia 11.
Segundo o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva, se os trabalhadores do transporte paralisarem as atividades, as empresas irão à Justiça para exigir o retorno ao trabalho:
— Se acontecer, nós iremos procurar os caminhos legais para que ela seja considerada ilegal e exigir o retorno ao trabalho.
O prefeito Dário Berger se propôs a intermediar a negociação entre os trabalhadores e as empresas e afirmou que os motoristas e cobradores não vão ficar sem reajuste. Uma reunião entre ele e representantes do Setuf para discutir a situação estava marcada para a tarde desta quarta-feira.
A pauta da classe tem 70 itens. As quatro principais reivindicações são a permanência dos cobradores, a avaliação da inflação do período de 31 de abril de 2008 a 1º de maio de 2009, o aumento do valor do tíquete alimentação ou refeição de R$ 290 para R$ 320 e a implantação do anuênio.
(DC, 07/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Waldir Gomes da Silva disse:

    O SETUF e as empresas, foram notificadas pelo SINTRTURB, no dia 06/05/09, referindo-se ao cumprimento dos dispositivos na Lei 7783 (Lei de Greve), que nos seus Art. 03 – Frustrada a negociação….
    Art. 11 -Nos serviços essenciais, os sindicatos tarbalhadores/empregadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. e Art. 13 – Na greve, em serviços ou atividades essencias, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedencia minima de 72 (setenta e duas )horas da paralização.
    Portanto ao rigor da lei, o prazo para iniciar a greve será dia 09/05/09 sábado.
    Por outro lado,consideramos inoportuno esta mobilização, pois temos rodada de nogociação para o dia 11/05.
    Waldir Gomes da Silva

  2. edivaldo g.do nasçimentoedh disse:

    eu particulamente acho que e uma pouca vergonha porque a tarifa ja e um abisurdo e nos ainda tem que pagar por tudo isso. quem nao tem meio de transporte e trabalha por conta faz oque voces vao pagar o dia que perde eu mesmo sou um que trabalho por conta nao tem meio de transporte e presiso de trabalhar para sustentar minha familia voces tao pensando nisso por um acaso desculpa mais estou insastifeito porque tem muintos que nao tem meio de transporte tambem que nem eu.

  3. Claudio disse:

    E tem gente que acredita que estas greves são sem interesse de aumento das passagens, por parte das empresas de onibus.
    Tudo é um grande teatro.

  4. simone disse:

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que o serviço que o tranporte coletivo nos presta é um lixo, sem o mínimo conforto e decência, totalmente incompatível com o valor alto que pagamos, a anos isso vem se repetindo e terminando da mesma forma: a máfia do transporte nos deixando completamente sem um dos nossos direitos mais essenciais, e a autoridade competente, se é que pode ser chamada assim, ao invéz de resolver o problema, joga a responsabilidde em cima de nós usuários, a final de contas, para que resolver se basta fazer greve, aumentar o preço das passagens se nós sempre pagamos sem reclamar?
    Na minha opinião deveria ocorrer demissão em massa de cobradores, implantar de vez a utilização da catraca eletrônica, a final é um custo altissimo manter um funcionário saudável e mau humorado sentado o dia inteiro naquela cadeira a nos olhar todos os dias com aquela cara de quem está entediado sem ao menos nos dizer um bom dia, para quê?

  5. simone disse:

    “TRANSPORTE COLETIVO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, QUEM UTILIZA SE SURPREENDE COM TAMANHO DESCASO”

  6. simone disse:

    “TRANSPORTE COLETIVO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, QUEM UTILIZA SE SURPREENDE COM TAMANHO DESCASO”
    Mais uma grandioza obra do prefeito que pensa nas pessoas…

  7. tiago disse:

    capital com o 2º pior transito do mundo e ainda fazem essa porcaria de greve pra ajudar sindicancia para transporte alternativo ja !!
    a população nao aguenta mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *