Ecos do WTTC
28/05/2009
Workshop Internacional da Rede JELARE
28/05/2009

Faltam menos de 30 dias para encontro catarinense de turismo e hotelaria

Evento que acontece de 25 a 27 de junho, em Florianópolis, pretende atrair mais de seis mil pessoas relacionadas ao setor

A 4ª edição do Encontro Catarinense de Turismo – ECATUR 2009, será realizado no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 27 de junho de 2009. O evento engloba o 23º ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros, a 21ª EXPROTEL – Exposição de produtos para Hotéis, o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria e o 3º Ciclo de Oficinas.
O objetivo é reunir representantes do trade turístico catarinense para a troca de experiências, integração para a construção de um turismo sustentável e identificação das demandas para elaborar um plano de turismo para o estado.
A palestra magna de abertura do ECATUR será proferida pelo ex-ministro e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, que vai falar sobre as “Demandas para um Turismo de Qualidade”, no dia 26. No dia 27, ocorre o Encontro do trade, com a participação de todos os representantes do setor que vão realizar um debate sobre o tema do encontro com representantes da Santur.

Histórico
A primeira edição do evento foi realizada em 2004, em conjunto com o 18º ENCATHO, a 16ª EXPROTEL, a FECATUR e o Show Design 2004.
Em 2005 e 2006 o ECATUR cresceu agregando como parceiros a ABEOC/SC – Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos; ABRAJET/SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo; FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SC, FC&VB-SC – Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de SC e universidades.
Agora em 2009, a organização, que envolve entidades que compõem o trade turístico catarinense, almeja reunir mais de seis mil pessoas entre hotelaria, agências de viagens, organização de eventos, bares, restaurantes e similares, conventions bureaux, jornalistas especializados, órgãos públicos do setor turístico, além de instituições de ensino voltadas à formação profissional para o setor.
ECATUR 2009 deve projetar o estado para todo o Brasil e também para o exterior, promovendo conferências, debates, encontros, feiras, seminários, palestras e oficinas. O tema central do encontro será “Demandas para um Turismo de Qualidade”.
Entidades Organizadoras
O evento é organizado pelas entidades: ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABAV/SC – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABEOC/SC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ABRASEL/SC – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SC; ABRAJET/SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, FC&VB – Federação de Conventions e Visitors Bureaux do Estado de SC, além de contar com o apoio da FCDL/SC – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina e o governo do estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR.
Confira a Programação Geral Evento

Dia 25/06 – quinta-feira
09h00 – Credenciamento e Recepção
15h00 – Abertura Oficial do Evento
18h00 – Abertura Oficial da 21ª Exprotel
19h30 – Coquetel de confraternização

Dia 26/06 – sexta-feira
09h00 – Auditório: Reunião dos Hoteleiros – Lançamento do E-commerce e Apresentação do Plano de Trabalho;
11h00 – Auditório: Reunião Preparatória para encontro do trade
– Sala 01: Oficina ABIH-SC -“Desmistificando o Planejamento” – Luiz Gonzaga de Souza Fonseca – Diretor ABIH-SC
– Sala 02: Oficina ABIH-SC – “Práticas da Comunicação Empresarial” – Zeni Rates – Midiatur
– Sala 03: Oficina ABAV/SC – “Linhas de crédito para o setor”
12h00 – Almoço Livre
13h00 – Abertura da Feira
14h00 – PALESTRA MAGNA: “Demandas para um Turismo de Qualidade” – Caio de Carvalho – Ex-ministro e atual presidente da SPTuris
16h30 – Auditório: ABAV/SC – “A importância do receptivo nos aeroportos” – Julio Verna
– Sala 01: Oficina ABIH-SC – “Agregando valor através do Serviço de Alimentação”
– Sala 02: Oficina ABIH-SC – “Expectativas do cliente de eventos”
– Sala 03: Oficina ABEOC/SC – “Lei Geral do Turismo”
17h30 – Sala 01: Oficina ABIH-SC – “Ações práticas para venda de hospedagem” – Pedro Barros
– Sala 02: Oficina FCDL/SC – “A importância do Comércio para um turismo de qualidade”
– Sala 03: Oficina ABEOC-SC

Dia 27/06 – sábado
08h00 – Início da programação do 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina que acontecerá como atividade paralela no Hotel Praiatur.
09h00 – Auditório: “Seminário de Turismo e Hotelaria” – Mesa redonda com Acadêmicos e Hoteleiros
11h00 – Sala 01: Oficina ABIH-SC – “Por que a Governança é tão importante?” – Maria José Dantas – Presidente Nacional da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG
– Sala 02: Oficina ABEOC/SC – “A importância de um organizador de eventos” – Maria Lúcia Camargo Silva, presidente da ABEOC/SC
– Sala 03: Oficina ABAV/SC – Julio Verna
12h00 – Almoço Livre
13h00 – Abertura da Feira
14h00 – ENCONTRO DO TRADE: “Demandas para um Turismo de Qualidade” – PARTICIPAÇÃO DOS PRESIDENTES de cada entidade e de representante da SANTUR
16h30 – Auditório: ABAV/SC – Painel “Legislação do transporte turístico em SC”
– Sala 01: Oficina ABIH-SC – “Como baixar a sua conta de energia”
– Sala 02: Oficina ABIH-SC – Oficina ABIH-SC – “A relação comercial com Operadoras, do ponto de vista do hoteleiro” – Eduardo Melo – Diretor da Rede Plaza de Hotéis
– Sala 03: Oficina ABRASEL/SC e FHORESC – “Direito trabalhista na área de A&B e hoteleira”
17h30 – Sala 01: Oficina ABIH-SC – “A estratégia da venda” – Paulo Mélega – Fundação Getúlio Vargas
– Sala 02: Oficina ABIH-SC – “A relação comercial com Hoteleiro, do ponto de vista das operadoras”
– Sala 03: Oficina ABRASEL/SC – “Novas tendências de Gastronomia”

Confira a programação completa do 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina:
08h00 – Apresentação da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
08h30 – Competências do Gestor da Área de Governança – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
10h30 – Coffee Break
11h00 – Gestão de Custos para o Setor de Governança – Margareth Ausier
13h00 – Almoço
14h00 – A profissionalização do Setor de Governança – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
16h00 – Visita a 21ª Exprotel no Costão do Santinho.

Serviço:
O que: ECATUR 2009
Data: 25 a 27 de junho de 2009
Local: Costão do Santinho Resort & SPA – Praia do Santinho, Florianópolis, SC
Informações: ABIH-SC: (48) 3222-8492 – www.ecatur.tur.br
Fecatur 2009 – Feira Catarinense de Agentes de Viagens

Promovido pela ABAV-SC, a Feira Catarinense de Agentes de Viagens (Fecatur) vai mostrar em seu espaço as novidades do turismo para os profissionais do setor num espaço exclusivo para atender aos agentes de viagens, operadores e convidados.

1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina

Uma atividade essencial e imprescindível no sucesso da hotelaria no Brasil, o setor compreende o maior quadro de colaboradores nos empreendimentos e, cada vez mais, exige profissionais treinados e capacitados.
Com o objetivo de dar maior visibilidade a este segmento profissional, um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos e por proporcionar experiências hospitaleiras ao cliente dentro de um estabelecimento, pela primeira vez será realizado em Santa Catarina, um Simpósio sobre Governança. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG/SC, Carla Costa, são esperadas de 100 a 150 governantas e profissionais da hotelaria para um encontro que reunirá camareiras, mordomos, auxiliares de limpeza, profissionais da lavanderia e passadoria, entre outros ligados a atividade.
O simpósio acontecerá no Hotel Praiatur no dia 26 de junho, como uma atividade paralela do ECATUR 2009, que acontece de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort. O evento promete ser mais um grande momento para qualificação e aperfeiçoamento do setor turístico e hoteleiro de Santa Catarina.
Interessados em participar podem fazer sua inscrição através do site: www.ecatur.tur.br

Confira a programação completa do 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina:
08h00 – Apresentação da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
08h30 – Competências do Gestor da Área de Governança – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
10h30 – Coffee Break
11h00 – Gestão de Custos para o Setor de Governança – Margareth Ausier
13h00 – Almoço
14h00 – A profissionalização do Setor de Governança – Maria José Dantas – Presidente Nacional da ABG
16h00 – Visita a 21ª Exprotel no Costão do Santinho.

3º Ciclo de Oficinas de Atualização

O ciclo de oficinas objetiva promover a atualização, o aperfeiçoamento e a troca de experiências entre o setor. Diante do sucesso desta iniciativa em 2008, a organização ampliou a grade de programação de oficinas, oferecendo novos tópicos como: procedimentos administrativos, oportunidades técnicas, instrumentos úteis ao setor, entre outros.
Já estão confirmadas duas oficinas pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC/SC sobre a “Importância do organizador de Eventos” e outra sobre a Lei Geral do Turismo. Outras duas serão realizadas pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV/SC sobre receptivo para eventos e destinos. Já a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC vai realizar oficinas sobre comercialização e marketing do produto hoteleiro, planejamento, e comunicação empresarial, esta última em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAEJT/SC. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL/SC vai realizar, juntamente com a Federação de Sindicatos de Hotéis, Bares, Restaurantes de SC – FHORESC, uma oficina sobre “Direito Trabalhista e A&B” e outra sobre gastronomia. Também a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de – FCDL/SC, através de seu presidente Sergio Alexandre Medeiros, vai realizar uma oficina sobre “A Importância do comércio para um turismo de qualidade”. Confira a grade de programação no site www.ecatur.tur.br

7º Seminário de Turismo e Hotelaria
Estudantes e profissionais podem cadastrar seus projetos até 1º de junho

O Seminário de Turismo e Hotelaria é um espaço específico para que acadêmicos, docentes, pesquisadores e hoteleiros apresentem contribuições técnicas científicas para o setor. É uma excelente oportunidade para que os estudantes se aproximem do setor público e privado. “Estimular a apresentação de propostas que contribuam para o desenvolvimento do Turismo e, particularmente, da Hotelaria, em especial a de Santa Catarina é uma das propostas deste seminário”, comenta o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.
O seminário é uma oportunidade para futuros profissionais debaterem problemas pertinentes à sua atividade e apresentarem soluções inovadoras para o segmento. “Nada melhor do que unir a teoria a prática”, afirma o coordenador da Comissão Técnica-Científica, Luiz Gonzaga de Souza Fonseca, Diretor de Treinamento da ABIH-SC.
Com o objetivo de estimular apresentações de propostas será oferecido aos autores dos três melhores trabalhos, a título de premiação, hospedagem com direito a acompanhante em um dos hotéis associados à ABIH-SC. Os acadêmicos, professores e profissionais da área poderão inscrever trabalhos que abordem o tema geral do encontro até o dia 1º de junho. Mais informações abih@abih-sc.com.br ou (48) 3222-8492. Confira o regulamento completo no site www.ecatur.tur.br
O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 17 de junho. Já os trabalhos que forem apresentados em plenária serão disponibilizados na íntegra no site da ABIH-SC após o evento.

21ª Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotéis
Restam apenas 22 espaços para empresas que desejarem participar da exposição

Com 21 anos de reconhecido sucesso, a EXPROTEL reúne as melhores marcas do mercado, abrindo espaço para que o expositor negocie diretamente com o empresário. O evento será uma mostra de produtos, tecnologias e serviços para a cadeia hoteleira e turística, visando propiciar oportunidades de novos negócios neste encontro que reúne hoteleiros, fornecedores e prestadores de serviços para hotelaria e turismo.
Muitos expositores participam desde a primeira edição pela certeza do retorno do investimento e da realização de excelentes negócios. A entrada na feira é gratuita e aberta ao público. Os hoteleiros associados à ABIH-SC participarão gratuitamente das palestras e oficinas e receberão mais nove ingressos para convidar sua equipe de gestores.
Entre os produtos expostos estão: cama, mesa e banho; uniformes e roupas profissionais; higiene e limpeza; decoração; arquitetura; máquinas e equipamentos; utensílios e acessórios; ar condicionado e refrigeração; sistemas de segurança e cofres eletrônicos; cozinhas industriais e convencionais; equipamentos de fitness; telecomunicações, telefonia, sistemas de informática; escolas de turismo e hotelaria, consultoria e treinamento profissional; publicações especializadas, entre outros.
Segundo a gerente executiva da ABIH-SC, Helena Boal, “a procura está grande, pois o evento já está consolidado no meio e, é comprovado que quem participa obtém retorno a curto, médio e longo prazo, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido”, explica. O investimento feito é pequeno comparado a todos os benefícios que o empresário conquista “o evento é o encontro do setor e nada melhor do que oferecer seu produto/serviço ao seu público alvo num único lugar. O mesmo vale para os empresários do setor que poderão conhecer tendências, novidades, pesquisar preços e fazer contatos com fornecedores”, completa Helena. Para os interessados em participar da exposição, basta entra em contato com Helena ou Beatriz pelo fone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: executiva@abih-sc.com.br . É importante lembrar que restam apenas 22 espaços disponíveis para a comercialização.

23º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros

Promovido pela ABIH-SC, o Encatho constitui-se num encontro de debates e avaliação de assuntos de interesse do setor, como informações técnicas e tecnológicas, apresentação de propostas de evolução, de equipamentos e atualização de informações.
O Encatho é composto de quatro eventos paralelos: Reunião institucional; Exprotel; Seminário de Turismo e Hotelaria e Oficinas de atualização.

(Assessoria do ECATUR, por e-mail, 28/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *