Encontro sobre planejamento urbano traz para Santa Catarina pesquisadores de renome
13/05/2009
Itaguaçu ganha novo visual
13/05/2009

Evento discute uso da bicicleta

Arquitetos, urbanistas e técnicos da área de transportes de diversas cidades do Brasil e do exterior participaram em Florianópolis, entre os dias 20 e 25 de abril, da Semana Internacional da Bicicleta. O evento discutiu projetos e apresentou experiências de sucesso no país e no mundo tendo a bicicleta como transporte alternativo ao automóvel. Dentro da programação, foi realizado um Workshop para Integração da Região Metropolitana por Bicicleta, no auditório do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Denit). Entre os temas abordados, um estudo de caso sobre o bairro de Coqueiros se destacou nos dois últimos dias do evento.
Elaborado pelos participantes e com coordenação do engenheiro holandês Warner Vonk, o trabalho resultou na implantação de uma ciclovia no bairro de forma integrada, tanto pela orla como nas avenidas principais. “Para um programa de rede funcionar, não podemos implantar ciclovias aos pedaços por causa dos automóveis. Temos que reverter o conceito de que os carros podem tudo numa via”, afirmou a arquiteta do Ipuf, Vera Lúcia Gonçalves da Silva.
A afirmação veio ao encontro dos anseios da comunidade local que contesta o projeto elaborado pela Secretaria Regional do Continente. Além de arquitetado em partes (ciclofaixas sem ligação entre as praias), o projeto gerou impasse entre os comerciantes da Via Gastronômica de Coqueiros. De acordo com os donos de bares, restaurantes e similares, o desenho reduz a área de estacionamento e também diminui o espaço de circulação de automóveis e transportes coletivos. Diante do empecilho, o projeto está engavetado desde 2008.
TÉCNICOS: Semana Internacional da Bicicleta reúne, na Capital, especialistas da área de transportes do Brasil e exterior.
Uma das opções apresentadas diz respeito à implantação de horários alternados entre bicicletas e veículos motorizados. Durante o dia, por exemplo, a preferência seria para a ciclofaixa. E à noite, para estacionamento de carros. O traçado elaborado no workshop será discutido com a Secretaria do Continente e comunidade local. “Temos certeza que o representante do secretário Deglaber Goulart, presente ao encontro, levará as idéias apresentadas na oficina”, aposta Vera Lúcia, que acompanhou consultores e técnicos das cidades convidadas para um passeio ciclístico na região de Coqueiros.
A promoção e realização foi da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), em convênio com a Interface for Cycling Expertise ( I-ce), Ministério da Holanda e Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo).
CARTA – As discussões e propostas formuladas no evento são preparatórias para o Congresso Mundial de Mobilidade que vai acontecer dia 14 junho em Stuttgart, na Alemanha. Convidado do encontro, o prefeito Dário Berger será o responsável pela leitura da Carta da Cidade de Florianópolis. O documento, que deverá ser assinado pelos demais prefeitos, pede a consciência de todos na promoção de cidades sustentáveis.
(Sibyla Loureiro, Folha de Coqueiros, 13/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *