Bertha Becker, Emir Sader e Ananya Roy são três grandes nomes que estarão presentes no XIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENAnpur), que será realizado de 25 a 29 de maio, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Profundos conhecedores das áreas em que atuam – Amazônia, ciências políticas e planejamento urbano – os conferencistas apresentarão suas idéias, opiniões e conhecimentos em relação ao tema do evento: Planejamento e gestão do território: escalas, incertezas e conflitos. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano Regional (Anpur) realiza encontros nacionais de dois em dois anos, desde 1986, e esta é a primeira vez que o evento será em Santa Catarina
Décadas dedicadas à Amazônia
A primeira conferência do evento será com a geógrafa, perita em Geografia Política da Amazônia, Bertha Becker. Natural do Rio de Janeiro, Becker é doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou pós-doutorado no Departamento de Estudos e Planejamento Urbanos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e atualmente é professora Emérita da UFRJ, além de consultora sobre a Amazônia para instituições e governos.
Com 78 anos, 35 dedicados ao estudo da Amazônia, a geógrafa já percorreu inúmeras vezes os estados do norte do país em trabalhos de campo sobre a floresta e é referência mundial no assunto. Testemunha da atual situação e da devastação das últimas três décadas, ela defende um modelo de exploração sustentável da floresta, tornando-a economicamente rentável por meio de um sistema de “cadeias produtivas”. A proposta de Becker, diferente de outros que buscam o fechamento total da Amazônia, vê justamente na integração da população local com a ciência e tecnologia a possibilidade de atribuir valor econômico à floresta que está em pé e verde, incluindo toda a cultura que vive sob suas folhas e margens.
Becker, autora de 15 obras, recentemente lançou o livro ´Um Futuro para a Amazônia`, pela editora Oficina de Textos. A publicação busca despertar o interesse dos jovens para a discussão que se faz sobre a floresta amazônica, pensando no futuro.
Visão social
Outro destaque do evento é a conferência de Emir Sader. Paulistano, nascido em 1943, Sader é mestre em Filosofia Política e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente leciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é Secretário Executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).
Sader é um dos maiores cientistas políticos brasileiros e está ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT). No ano de 2006, quando Fidel Castro completou 80 anos, o político brasileiro foi o porta-voz do PT nas comemorações que se realizaram em Cuba. Sader também é um dos fundadores e idealizadores do Fórum Social Mundial, que teve sua primeira edição no ano de 2001, em Porto Alegre.
Com mais de 90 livros publicados, como autor ou organizador, Sader é profundo conhecedor da política latino-americana e das revoluções que por aqui aconteceram. Entre os livros em que o cientista participou estão ‘A transição no Brasil: da ditadura à democracia?’; ‘Cuba, Chile e Nicarágua: o socialismo na América Latina’ e ‘Cartas a Che Guevara – O mundo trinta anos depois’. A mais recente obra lançada pelo autor é ‘A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana’, lançado em fevereiro. Sader também escreve freqüentemente sobre política para seu blog: www.cartamaior.com.br
Política da pobreza
Ananya Roy realizará a terceira e última conferência do ENAnpur. Nascida na índia e formada nos Estados Unidos, Roy é Ph.D em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Na mesma universidade foi congratulada com dois prêmios, primeiro com o Distinguished Teaching Award 2006 referente ao mais notável professor do ano, e ainda no mesmo ano, com Golden Apple Teaching Award, eleita pelos alunos como a melhor professora.
Roy é autora do livro City Requiem, Calcutta: Gender and the Politics of Poverty (Cidade Réquiem, Calcutá: Gênero e Política da Pobreza), que analisa a estrutura da cidade indiana sobre os aspectos do planejamento urbano relacionado com a política exercida sobre e pelas pessoas de menor renda.
Agenda
As três conferências serão realizadas no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A primeira com Bertha Becker, sobre o tema ´O governo do território no novo milênio: trajetórias amazônicas` acontecerá no dia 25 de maio, às 19h30min. Emir Sader se apresenta às 11h30 do dia seguinte, abordando o tema ´América Latina: de berço a túmulo do neoliberalismo?`. Ananya Roy realiza a última conferência no dia 28 de maio às 11h30min, sobre Planejamento e Gestão Espacial da Pobreza.
O encontro
O Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional O ENAnpur congrega profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas. Este ano são esperados mais de mil participantes, entre geógrafos, arquitetos, sociólogos e historiadores.
Durante os cinco dias do encontro cerca de 350 trabalhos serão apresentados nas sessões temáticas durante o período da tarde. Outros 50 temas serão abordados nas sessões livres, à noite, além daqueles que serão debatidos pela manhã nas mesas-redondas.
Os assuntos, desde mudanças climáticas em diversas escalas até os conflitos em cidades latino-americanas, estão diretamente ligados ao objetivo de buscar idéias e soluções no âmbito urbano regional.
Para inscrições e mais informações acesse o site www.xiiienanpur.ufsc.br
(Erich Casagrande, Agecom, 13/05/2009)