Legislação ambiental
24/04/2009
UFSC sedia encontro nacional sobre planejamento urbano
24/04/2009

Chuva causa uma morte e deixa desabrigados em Santa Catarina

A chuva que atinge Santa Catarina desde terça-feira (21), desalojou 929 pessoas e deixou 170 desabrigados em dez municípios litorâneos. Um homem morreu de parada cardíaca enquanto tentava resgatar pessoas que estavam ilhadas dentro de casa no bairro Vargem do Bom Jesus, em Florianópolis.

Os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Bombinhas, Palhoça, Porto Belo, Penha, Camboriú, Itajaí, Itapema e Governador Celso Ramos apresentam pontos de alagamento, quedas de barreiras e árvores e alguns locais de deslizamento de encosta.

A Defesa Civil enviou técnicos para vistoriar os municípios atingidos para avaliar os estragos e dar o apoio necessário. Cobertores foram doados para os desabrigados. O alerta para a concentração de chuva na faixa leste do Estado segue até hoje (24). A previsão da Epagri/Ciram indica maior nebulosidade e chuva, especialmente sobre o Vale do Itajaí e faixa litorânea.

Quase dez mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Maranhão por conta das chuvas que atingem a região há cerca de uma semana. Ao todo foram registrados 4.543 desalojados – podem contar com ajuda de conhecidos – e 5.317 desabrigados – perderam tudo e estão em abrigos públicos – em todo o Estado. Pelo menos 29.306 moradores do Estado já foram atingidos de alguma forma pelas chuvas que atingem a região há cerca de uma semana.

Quinze cidades já decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. As principais cidades afetadas pelas chuvas, segundo a Defesa Civil, são Trizidela do Vale e Pedreiras.

A Defesa Civil de Salvador registrou 393 deslizamentos de terra desde o último sábado, quando os temporais se intensificaram na cidade. Um bebê de um mês morreu após ser atingido por uma pedra que caiu de um barranco e atingiu sua casa. A prefeitura decretou emergência.

Da 0h do dia 18 até as 10h de hoje foram feitas 831 solicitações de atendimento.

A Defesa Civil registrou 88 ameaças de desabamentos, 194 ameaças de deslizamentos, 393 deslizamentos de terra, 22 desabamentos de imóveis, 28 desabamentos de muros, 35 alagamentos de ruas, 41 árvores caídas, uma pista que cedeu e 24 ameaças de desabamento de muro.

(O Povo, 24/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *