Arqueóloga da Unisul participa de pesquisa subaquática
07/04/2009
Moradores de Ratones vão protestar na frente da Celesc
07/04/2009

Capital catarinense sediou simpósio internacional de turismo gay e lésbico

Crise? Que crise? Para o turismo GLS, o momento é de expansão e aperfeiçoamento. Pelo menos, é esta a opinião predominante entre os participantes de uma série de eventos sobre o setor ocorridos em Florianópolis (SC) no último fim de semana.

Promovidos pela Santa Catarina Turismo, Santur e pela Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS), foram realizados o Simpósio da International Lesbian and Gay Travel Association (ILGTA), a Convenção Nacional da ABRAT-GLS, o VI Fórum Internacional de Turismo GLS e a Marketplace – Feira de Turismo GLS.

O foco do simpósio da ILGTA foi a familiarização para agentes e operadores de turismo com as possibilidades de Florianópolis atrair o turista GLS. Para isso, profissionais de turismo e jornalistas especializados visitaram locais variados, que incluíam história, cultura, gastronomia e, claro, praia e badalação. Chamaram a atenção o Café de La Musique e a Pousada Natur Campeche, que oferecem atendimento personalizado para lésbicas e gays em um dos lugares mais belos da ilha.

No VI Fórum Internacional de Turismo GLS, que tinha por objetivo discutir o potencial e os desafios do segmento, as apresentações destacaram, entre outros tópicos, a questão da hospitalidade ao turista GLS. Fazer com que a turista homossexual sinta-se bem recebido é um dos segredos de uma estratégia bem sucedida para transformá-lo em um cliente cativo.

Normalmente realizado na cidade de São Paulo, desta vez a Santur e a Abrat-GLS decidiram-se por Florianópolis para abrigá-lo, o que possibilitou abrir novas frentes para ampliar os negócios do segmento. O resultado, ao que tudo indica, parece ter sido obtido. Segundo André Lisboa, da Brocker Turismo, vários representantes governamentais presentes em Florianópolis mostraram-se motivados para criar ou ampliar programas de atenção ao turismo GLS em várias partes do Brasil.

Para o Marketplace, cerca de 30 estandes de empresas nacionais e estrangeiras ocuparam o saguão do Hotel Majestic, todas apresentando suas novidades em serviços. No mundo todo, o turismo GLS movimenta cerca de US$ 54 bilhões por ano. Pesquisas revelam que lésbicas e gays fazem, em média, de três a quatro viagens anuais e gastam 30% a mais que os/as turistas héteros.

A TAM Viagens, em parceria com o governo de Minas Gerais, apresentou o Instituto Estrada Real, roteiro com as principais belezas de Minas. Outra novidade foi o Sauípe Hotéis & Resorts, da Bahia, que em 2010 terá sua primeira Semana GLS.

(Dykerama, 07/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *