Transporte coletivo: Licitação avança na Capital
03/03/2009
Transporte coletivo: Há 10 anos, protestos marcaram votações
03/03/2009

Transporte coletivo: Concessão é tema de audiência

Uma audiência pública foi realizada na tarde de ontem na Câmara de Vereadores de Florianópolis para discutir a concessão do sistema de transporte coletivo. A principal reivindicação dos que estiveram presentes foi “transparência nos processos e nas decisões” da Secretaria dos Transportes e Terminais.
Os estudantes e representantes de sindicatos trabalhistas também pediram pela municipalização do transporte.
O vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, porém, foi claro:
– Não existe possibilidade de municipalização.
Entre aqueles que pediam para que o governo municipal administrasse o transporte público estava Marcos Pinar, representante da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco) no Conselho Municipal de Transporte.
Pinar defendeu que haja uma única empresa municipal entre aquelas que exploram o transporte público. Esta empresa atuaria como parâmetro para as outras. Pinar também acredita ser essencial um debate antes de a licitação se consolidar. Ele disse que, até agora, nada lhe foi apresentado sobre o processo.
A opinião dele é compartilhada por Ricardo Freitas, assessor da direção do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público da Grande Florianópolis (Sintraturb). Freitas lembrou que o sindicato defende a municipalização do transporte e que os parâmetros do processo sejam públicos caso a licitação ocorra:
– Qual será o tipo de ônibus exigido pelo edital? Como ficará a qualidade do transporte? É preciso um debate público, amplo e sério antes de uma decisão ser tomada.
Por outro lado, o assessor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Erasmo Balbinot, disse que as empresas veem o processo licitatório de forma tranquila e estão apenas aguardando o edital. O presidente do sindicato, Waldir Gomes da Silva, acredita que as cinco empresas que atuam hoje na cidade irão concorrer no processo.
Câmara pretende criar um seminário para debater tema
Ontem, durante a audiência, foi proposta a criação de um seminário aberto à população para que o processo licitatório seja discutido. O debate deve ser realizado após os vereadores receberem o pedido de abertura de licitação.
Também na tarde de ontem, os representantes da prefeitura disseram que não há prazo para a conclusão da licitação. Assim que os vereadores aprovarem o projeto, porém, o processo deve ser aberto. Não há prazo para votação.
(DC, 03/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *