Agenda: 02 a 08 de março de 2009
02/03/2009
Fecomércio avalia perfil do turista de Florianópolis
02/03/2009

Sustentabilidade: LHS pede apoio ao presidente Lula

Florianópolis – O governador Luiz Henrique pediu na sexta-feira (27) apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a economia catarinense continue crescendo de forma sustentada através da construção de obras de infraestrutura energética.
Entre estaS obras estão as usinas hidrelétricas de Paiquerê, na região de Lages, e de Itapiranga, no extremo-Oeste do Estado. “É preciso dar sustentabilidade e embasamento ao nosso crescimento”, afirmou o governador, observando que houve um aumento de 10,2% no consumo de energia no Estado.
Segundo o governador catarinense, os índices de crescimento da economia do Estado vêm superando o crescimento do PIB do País. “Equanto em 2007 o País cresceu 5,4%, nós crescemos 8,2%, mais do que a Índia e a Rússia”, comparou.
Para ele, o crescimento do Estado teria sido pelo menos três pontos percentuais acima dos 6,4% que o país cresceu no ano passado caso não houvesse ocorrido a crise financeira internacional e as tragédias climáticas que se abateram sobre o Estado.
m_lhs lula 28 02Luiz Henrique acompanhou a visita de Lula a Florianópolis para a solenidade de inauguração da linha submarina de transmissão de energia elétrica que integra Florianópolis ao Sistema Interligado Nacional. O novo sistema de transmissão inclui um cabo submarino interligando o Sul da Ilha com o parte continental e recebeu investimentos de R$ 172 milhões, com um aumento de 150% na capacidade de recebimento de energia na Ilha.
O novo cabo está em operação desde 29 de dezembro e a expectativa é de que acabe com as sobrecargas no sistema de energia elétrica na Capital, além de evitar novos episódios como o apagão verificado em outubro de 2003, quando parte insular de Florianópolis ficou sem o fornecimento de energia elétrica por aproximadamente 55 horas. O caos foi provocado por um acidente com os cabos existentes na ponte Colombo Salles, até então a única ligação entre subestações no Continente e na Ilha.
Luiz Henrique acompanhou a visita presidencial ao Sul da Ilha, na subestação contruída no Campeche. Além dos equipamentos sob a água, houve ampliação da subestação de Palhoça, construção das subestações de Biguaçu e de Desterro, e a construção e ampliação de linhas de transmissão. O presidente enalteceu a importância da obra para Santa Catarina e para a Eletrosul, empresa do Sistema Eletrobrás responsável pela obra.
Além do presidente e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participaram da solenidade o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; o prefeito da Capital, Dário Berger; de Palhoça, Ronério Heiderscheidt; de Biguaçu, José Castelo Deschamps; os senadores Ideli Salvatti e Neuto de Conto, e também deputados estaduais e federais.
Catástrofe -A ministra da Casa Civil concedeu entrevista coletiva, em companhia do governador e outras autoridades do Estado, para apresentar um balanço sobre os recursos liberados pelo Governo Federal para minimizar os danos causados pela tragédia em Santa Catarina. Luiz Henrique agradeceu o empenho do Governo Federal para atender os municípios atingidos pelas chuvas do ano passado.
O governador aproveitou a oportunidade para agradecer a mobilização e a iniciativa do presidente Lula para viabilizar a construção de um linhão de energia elétrica entre Curitiba e a região de Blumenau, o que vai permitir a continuidade de uma série de invstimentos industriais no Estado. Entre as novas indústrias está a fábrica da General Motors, em fase de instalação no município de Joinville, no Norte do Estado.
(Secretaria de Estado de Comunicação, DeFato, 28/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *