Ambientalistas criticam projeto que cria o Código Ambiental de Santa Catarina
17/03/2009
Florianópolis participa do Hora do Planeta 2009
17/03/2009

Santa Catarina tem potencial para cultivo de macroalgas

Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina aponta que o litoral de Santa Catarina apresenta as condições ideais para o cultivo da espécie.

A pesquisadora Leila Hayashi, conduz o cultivo experimental em Florianópolis há um ano. A macroalga apresenta relevância econômica devido à extração da carragenana, que pode ser utilizada para diversos fins, como agente espessante e estabilizante na indústria alimentícia, de cosméticos, farmacêutica e até para a fabricação de tintas de parede.

Todos os anos o Brasil importa mais de mil toneladas de carrageana, o que representa mais de R$13 milhões. A República das Filipinas é o país maior produtor mundial, seguido por Indonésia e Tanzânia.

Participam também do projeto a Universidade de São Paulo (USP), Epagri e Instituto de Pesca de São Paulo. A Fundação de Apoio à Pesquisa Cinetífica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) financiou a primeira etapa do projeto. A segunda etapa fica por conta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP).

* Com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC SA

(Danielle Jordan, Ambiente Brasil, 17/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *