Cabo de energia volta as luzes para Dilma
02/03/2009
Vídeo Floripa 2030: 5 estratégias de desenvolvimento
02/03/2009

Prêmio Expressão de Ecologia 2008

O projeto vencedor do Prêmio Expressão de Ecologia 2008 em evidência nesta semana pós-Carnaval é de autoria da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Vencedor na categoria Reciclagem – Setor Público, o case descreve como a Alesc implantou coleta seletiva de lixo com projeto de conscientização.

Uma questão cultural

Não foi preciso baixar uma lei para melhorar a gestão de resíduos sólidos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Foi por meio de um projeto, o Consciência Limpa, lançado em julho de 2007, que se alcançou uma mudança de cultura organizacional na sede do Legislativo catarinense. Com o mote “Reduza, Reutilize, Recicle” e por meio de palestras e material de divulgação, a Alesc conseguiu mobilizar servidores públicos e funcionários terceirizados, e reciclou 55 toneladas de papel, uma tonelada de metal, sete toneladas de plástico e uma tonelada de vidro.

Antes da iniciativa, todos os resíduos eram depositados em lixo comum. “O projeto consolidou a coleta seletiva, que ocorria esporadicamente e sem nenhum tipo de planejamento e acompanhamento”, afirma o coordenador de recursos materiais da Alesc, Luiz Fabro, que idealizou o projeto.

Por meio do site Consciência Limpa alocado no portal da Alesc (www.alesc.sc.gov.br), funcionários e sociedade ficam sabendo mais detalhes sobre o projeto além de acompanhar quais setores da Casa cumprem com as metas de reciclagem estabelecidas.
Não é a primeira vez que a Assembleia tenta implantar a coleta seletiva. Por isso, um dos primeiros passos foi diagnosticar os fatores que levaram outras iniciativas ao fracasso.

O monitoramento tornou-se a peça-chave: duas vezes por dia, funcionários percorrem as salas para verificar se o lixo está depositado corretamente nos coletores.

As metas são reavaliadas a cada três meses e mostram evolução. No primeiro trimestre do Consciência Limpa, a meta de separação correta do lixo era de 70%. Atualmente, esse número atinge os 90% em cada setor.

(Ass. Prêmio Expressão de Ecologia, 02/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *