Cultura e sensibilidade
05/02/2009
Estado turístico?
05/02/2009

UPA abre as portas e passa por adaptação

Unidade de saúde espera reduzir as filas com mais funcionários

Ontem, o primeiro dia de funcionamento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Norte da Ilha foi de adaptação para os profissionais e de reclamação por parte de alguns pacientes. Houve quem esperasse até três horas para ser atendido. Mas a coordenação da unidade garantiu que a meta é que ninguém aguarde mais de uma hora.

Moradora da Praia dos Ingleses, a auxiliar de mercado Delair dos Santos, 40 anos, saiu do trabalho ontem pela manhã por causa de uma forte dor de cabeça. Ao chegar ao posto de saúde da praia, foi encaminhada para a UPA, por volta das 13h, e foi atendida às 16h.

O médico coordenador, Rodrigo Miranda, disse que nos primeiros meses de funcionamento poderá ocorrer espera de até quatro horas nos casos de urgência, que são aqueles em que não há risco de morte. Já os de emergência são atendidos na hora.

Para a realização da triagem, o paciente que chega é submetido à verificação dos sinais vitais. De acordo com os resultados, é encaminhado diretamente para um médico ou aguarda na fila.

– Além de a espera estar acontecendo em casos de baixo risco, é preciso ressaltar que alguns postos de saúde mandam as pessoas para cá em vez de atenderem. Temos que definir bem os papéis de cada unidade de saúde e as pessoas precisam saber o que cabe a cada uma – justificou o coordenador da UPA Norte da Ilha.

O serviço deverá receber cerca de 500 pessoas a cada 24 horas. Desde a abertura, às 23h de terça-feira, até as 15h de ontem, a equipe de cem pessoas havia atendido 275 pacientes. Por enquanto, a unidade conta com cinco médicos: dois clínicos gerais, dois pediatras e um cirurgião geral. Outro clínico e um pediatra ficam de sobreaviso. A UPA também conta com atendimento odontológico 24 horas.

Moradores lamentam perda de PA nos Ingleses

A massoterapeuta Elaine Soares, 47 anos, considerou a estrutura da UPA do Norte da Ilha melhor do que a do Pronto-Atendimento (PA) que existia na Praia de Ingleses. Ela lamentou, no entanto, a perda do PA porque o considerava mais eficiente:

– Aqui não é apertado, a gente não passa calor, as instalações são novas, mas a gente espera muito. O atendimento lá era rápido.

A dona de casa Maria Gorete Ferreira, 46 anos, que também foi encaminhada do posto de saúde dos Ingleses para a UPA do Norte, compartilha da mesma opinião.

Segundo Maria Gorete, que esperou duas horas até que sua filha fosse atendida em função de uma alergia, o PA de Ingleses fará falta.

– A pretensão é de que o número de funcionários chegue a 120 e de que ninguém aguarde mais de uma hora – acrescentou o médico coordenador.

Fique por dentro
ONDE FICAM
> A UPA Sul fica na Fazenda do Rio Tavares, ao lado do terminal de integração, junto à Policlínica Municipal Sul
> A UPA Norte fica na Rua Francisco Faustino Martins, ao lado do terminal de ônibus Tican, em Canasvieiras, junto à Policlínica Municipal Norte
O QUE LEVAR
> Cartão do SUS ou Identidade ou CPF ou Certidão de Nascimento
> Crianças também precisam de identificação, que pode ser o cartão de vacinação
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
> Atendimento 24 horas
QUEM PODE SER ATENDIDO
> Qualquer pessoa, incluindo estrangeiros e residentes de outras cidades
DIFERENÇA DAS POLICLÍNICAS
> Nas policlínicas, o paciente vai com consulta previamente marcada no posto de saúde. Nas UPAs, são atendidos os casos de emergência e urgência, sem pré-agendamento

(Mariana Ortiga, DC, 05/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. Moacir Souza disse:

    Porque vcs naum poem o numero telefonico dos UPAs, Postos de Saude e outros relacionados a saude e deixa de enrolacao..

  2. carla disse:

    sera que funciona mesmo ou e mentira

  3. Luciana disse:

    Funciona e nao tem nada de enrolação, o atendimento é de qualidade e esta de parabens, sempre que precisei fomos atendidos com qualidade, fato esse que nao se consegue muitas vezes pagando um profissional da saude. Parabens médicos e demais funcionários, a serviço da saude, apesar da enorme demanda que eles precisam dar conta diariamente.

  4. denise manzo disse:

    fui atendida no dia 05-01-2012 pela equipe da upa de canasvieiras, no periodo da tarde, e deixo aqui meu agradecimento pela atenção e atendimento dispensado, trabalho incansável dos profissionais com um numero tão grande de pessoas que ali aguardavam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *