Paraísos ecológicos
11/02/2009
WTTC aborda turismo e crise
11/02/2009

Turismo histórico revela toda a beleza das construções antigas de Floripa

Você conhece os prédios históricos de Florianópolis? E as igrejas centenárias? A cidade tem um interessante conjunto arquitetônico antigo preservado. Fica o convite para reservar alguns momentos para desbravar este tesouro a céu aberto.

Entre os locais que merecem ser visitados estão: Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina e fica localizado na Praça XV de Novembro, bem no Centro da cidade; os fortes e fortalezas, entre eles o Forte de Santana, de onde é possível ver o pôr do sol com vista para a Ponte Hercílio Luz, e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no Norte da Ilha, entre as praias de Jurerê Internacional e do Forte.

Também fica o convite para uma visita aos casarios antigos dos balneários de Santo Antônio de Lisboa (Norte), seguido de um café; e Ribeirão da Ilha (Sul), com vista para o mar, saboreando petiscos de frutos do mar. As igrejas antigas, como a da Lagoa, também sempre são locais que exalam história.
Confira alguns dos locais que vale a pena conferir de perto.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Ela foi construída entre 1740 e 1744 para cruzar fogos com as fortalezas de Ratones e de Anhatomirim. Em 1777, foi tomada pelos espanhóis que invadiram a região. Após este episódio, ela foi abandonada. Em 1938, a fortaleza foi tombada em âmbito federal, e em 1991 e 1992 foi restaurada. Localizada no Norte da Ilha, entre as praias de Jurerê Internacional e do Forte, a fortaleza abriga, entre outras atrações, exposições arqueológica e de painéis fotográficos e oficina de renda de bilro. Acesse www.fortalezas.ufsc.br e www.fortalezasmultimidia.com.br

Forte Santana

Ele fica escondidinho, mas tem como pano de fundo um dos cartões postais mais conhecidos e admirados de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz. O Forte Santana fica localizado na Beira-Mar Norte, na cabeceira da Ponte, e é sede do Museu de Armas Major Lara Ribas. O pátio dos canhões é um dos locais mais indicados para se apreciar toda a beleza do pôr do sol na Ilha. Construído a partir de 1761, guarda um episódio marcante: em 1893, durante a Revolução Federalista, trocou tiros com a esquadra rebelde. Ao longo do tempo, passou por vários usos e reformas, até sua restauração definitiva em 1969, que lhe devolveu as formas originais. Em 1938, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A entrada para a visitação é franca e o Forte possui estacionamento próprio. Acesse www.fortalezas.ufsc.br e www.fortalezasmultimidia.com.br

Palácio Cruz e Sousa

Construído na segunda metade do século XVIII, o Palácio Cruz e Sousa é um dos pontos altos da visita ao Centro Histórico de Florianópolis. O prédio foi sede do governo estadual durante quase 200 anos e presenciou o nascimento de figuras ilustres e a passagem de muitas outras, como D. Pedro I e II. Construído com características arquitetônicas coloniais, ele hoje assume uma linguagem eclética, repleta de elementos decorativos. Dez estátuas alegóricas ornamentam a parte externa do prédio.

No interior, a majestosa escadaria, com sua balaustrada e balcões em mármore de Carrara. O assoalho com nítida influência portuguesa e as pinturas nas paredes também chama a atenção dos visitantes. Todos os móveis e objetos de decoração que estão nos ambientes fazem parte do Museu Histórico de Santa Catarina, que tem sede no Palácio desde 1986. A área externa, com seus bem cuidados jardins, complementa o espaço da visita.

Casario antigo de Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa guarda o velho charme de uma comunidade de tradição pesqueira e um casario centenário, vizinho a uma rua pavimentada com pedras brutas no tempo da escravidão. A bicentenária “Casa Açoriana” (Centro Cultural Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhoas) está preservada e hoje expõe arte popular e obras de pintores e escultores contemporâneos. A Igreja Nossa Senhora das Necessidades é considerada uma das mais belas da Ilha.

Casario antigo do Ribeirão da Ilha

O maior conjunto arquitetônico preservado em estilo português colonial encontra-se no Ribeirão da Ilha. A conhecida “Freguesia” chama a atenção por suas construções coloridas alinhadas à rua e geminadas – grudadas umas nas outras –, configurando um contínuo correr de casas semelhantes. O Ribeirão é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII e que preserva diversas tradições. Além do valor arquitetônico e histórico, o balneário é famoso por seus restaurantes de ostras.

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

O Teatro Álvaro de Carvalho é secular e poucos o conhecem. Inaugurado oficialmente em 1875, tem 461 lugares e até 1982, quando foi inaugurado o Centro Integrado de Cultura (CIC), manteve-se como o único teatro de porte de Florianópolis. Passou por algumas reformas desde a sua construção, sendo a última iniciada em 2000. O TAC ocupa hoje lugar de destaque não só como peça arquitetônica, mas como legítimo patrimônio cultural merecidamente tombado desde 1988, sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura. Um local aberto à visitação e as mais talentosas manifestações das nobres artes. Confira a programação do TAC no site www.tac.sc.gov.br ou através dos telefones 3028-8070/8071.

(Jornal Imagem da Ilha, 11/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *