Santa Catarina lança campanha para os turistas
02/02/2009
Balneabilidade
02/02/2009

Movimento turístico cai 15% em janeiro

Ocupação nos hotéis da Capital foi menor do que em 2008

O sol e as temperaturas bastante elevadas levaram milhares de pessoas às praias no final de semana, mas isso não foi suficiente para reverter o quadro de queda na movimentação turística durante esta temporada. O mês de janeiro fechou com redução na ocupação da rede hoteleira da Grande Florianópolis de 15%.

Na terceira semana de janeiro, a redução foi de 13,9%. Os números do mês fechado ainda não foram consolidados, já que janeiro terminou no sábado, mas conforme o presidente do Sindicato dos Hotéis da Grande Florianópolis, Tarcísio Schmitt, é possível estimar queda de 15%.

– Na rede hoteleira, a queda é expressiva com relação a janeiro de 2008. Os brasileiros de classe média -alta, que vinham para as festas, vieram em menor número. Já os argentinos superaram as expectativas, mas apenas os que vêm de avião se hospedam em hotéis – explica.

Segundo Schmitt, para fevereiro a ocupação deve ficar entre 60% e 65%, mesmo percentual estimado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), João Eduardo Moritz.

– A taxa de ocupação no Estado em janeiro ficou em 60%, contra 80% no ano passado. Para fevereiro, deve permanecer em 60%, contra 75% em 2008. A expectativa não é boa por causa da falta de dinheiro e o medo da recessão econômica. Ainda temos reflexo das chuvas também – avalia.

Fevereiro pode surpreender com Carnaval no fim do mês

De acordo com o conselheiro da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav/SC) Kid Stadler, a segunda quinzena de janeiro foi melhor do que a primeira e fevereiro pode superar o resultado do ano passado.

– Janeiro não foi excelente, mas foi bom diante de tudo que aconteceu, crise econômica e as enchentes. E fevereiro, com o Carnaval no final do mês e o sol firme, acho que pode surpreender com resultado melhor do que em 2008.

(Simone Kafruni, DC, 02/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *