Rigor
03/02/2009
Moradores interditam rua
03/02/2009

Da coluna de Opinião (DC, 03/02/2009)
Como morador dos Ingleses (norte da Ilha) vindo de São Paulo, estou revoltado com a falta de saneamento básico. Por causa disso, em apenas quatro anos (tempo em que estou aqui), presenciei uma degradação ambiental impressionante. O Rio Capivari está altamente poluído. Nenhuma autoridade faz coisa alguma contra as ligações clandestinas que estão matando o rio e o turismo local. Por que as autoridades não fazem nada para evitar uma perda maior?
Rafael Borba – Florianópolis
Urbanismo
Na carta da senhora Sônia Pieczarcka publicada dia 1º de fevereiro, ela diz que os empresários da construção civil estão “desprovidos de qualquer sensibilidade com a situação caótica e predatória resultante do desrespeito à legislação”. Mas ela esquece que quem desrespeita a legislação não são os empresários da construção, que constroem seus prédios dentro da lei, com todas a licenças e alvarás que a Prefeitura de Florianópolis emite. Os empresários, de qualquer ramo de negócios, salvo raras exceções, visam em primeiro lugar ao lucro, e fazem apenas o mínimo necessário que a legislação pede. Quem deveria dizer o que seria esse mínimo necessário, dizer o que pode e o que não pode é o governo e os órgãos ambientais.
Li na entrevista feita pelo DC com o prefeito Dário Berger, de 30 de janeiro, que no Itacorubi os prédios estão sendo erguidos e lá não tem infraestrutura. Mas de quem é a responsabilidade pela infraestrutura? E por acaso os prédios são erguidos irregularmente? Claro que não! Quem deve fornecer a infraestrutura e quem autoriza as construções regulares é a própria Prefeitura. Portanto, o caso da Bacia do Itacorubi é culpa única e exclusiva da Prefeitura.
Eduardo de Sousa Beltrame Engenheiro civil – Florianópolis

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *