Receio trava investimento em porto
13/02/2009
Turismo: Modelo para o Estado gera divergências
13/02/2009

Capital à espera de investidores

Mais do que apenas se preparar para ser sede do principal evento do mercado turístico do mundo, o empresariado de Florianópolis espera pela repercussão econômica de receber investidores internacionais do setor com a realização do WTTC Summit 2009 na Capital catarinense.

Conforme o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Ézio Librizzi, o evento atrai formadores de opinião de diversos países e abre espaço para o interesse dos investidores globais, embora não tenha repercussão imediata.

– É um estímulo para os empresários locais buscarem melhoramentos nas instalações físicas e no atendimento. Todos vão querer se apresentar melhor diante de um evento desta magnitude – explica.

Um dos preparativos foi a criação do Comitê Consultivo do Trade Turístico, do qual a Abrasel participa. A entidade desenvolve projeto de preparação de 50 estabelecimentos, com a promoção de aulas de inglês e espanhol para os funcionários e tradução do cardápio em cinco idiomas.

– Esperamos que o evento resulte num up grade geral do setor.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), João Eduardo Moritz, o WTTC é um divisor de águas para Florianópolis e já tem repercussão. Presente ontem num encontro da ABIH nacional com três representantes da Fifa, que estão no país para avaliar as condições de hospedagem para a Copa do Mundo de 2014, Moritz diz que Florianópolis foi reconhecida pelo inglês Paul Waheln como a cidade que vai receber o WTTC Summit 2009.

– Ele já sabia da realização do evento e das condições de Florianópolis. Isso pode nos credenciar para sediarmos os jogos da Copa.

Florianópolis se destacará para receber outros eventos

Empresário do turismo, Fernando Marcondes de Matos considera o evento o mais importante já realizado em SC e diz que o Costão do Santinho está se preparando para hospedar cerca de 80% dos participantes. O resort será sede grande parte das plenárias e reuniões do congresso.

– O WTTC é a ONU do turismo. É onde o mundo se reúne para impulsionar a atividade econômica. Empresários e poder público estão fazendo sua parte para abrigar este evento.

Conselheiro da Agência Brasileira de Viagens (Abav/SC), Kid Stadler garante que receber o WTTC credencia Florianópolis para todo tipo de evento, de qualquer magnitude.

– Coloca a Capital e o Estado no cenário dos grandes eventos mundiais – resume.

(Simone Kafruni, DC, 13/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *