A polêmica do parque
10/02/2009
Luiz Henrique convida ministro das Finanças e Indústria de Dubai para participar do WTTC
10/02/2009

Biblioteca virtual: Centro de Referência e Informação em Habitação supera 30 mil documentos na base de dados

O Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHab), projeto coordenado pela UFSC e integrado ao Programa Habitare, da Finep, superou a marca de 30 mil documentos em sua base de dados. A estatística do acervo registra no mês de janeiro 19.788 artigos de congressos, 4.228 artigos de periódicos e 6.724 outros documentos, entre normas técnicas. A grande maioria dos documentos está disponibilizada para download na íntegra.
O portal foi criado para estimular a difusão e o intercâmbio de informações tecnológicas na área da construção civil, funcionando como uma fonte atualizada para pesquisadores, estudantes e empresas do setor.
“Assim como o portal da Capes deu uma abertura muito grande aos periódicos internacionais, o nosso sistema está cobrindo muito bem a literatura nacional do ambiente construído.”, avalia Roberto Lamberts, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Construção (NPC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador do InfoHab.
Constituído a partir do conceito de rede cooperativa de instituições de ensino superior, o Centro de Referência e Informação em Habitação tem uma estrutura organizacional composta por núcleos vinculados, que são responsáveis pela coleta primária de informações, de acordo com sua especialização e competência, além de uma coordenação geral e uma secretaria executiva. A gestão ocorre por meio de um fórum de coordenadores.
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abriga a secretaria executiva do InfoHab, sendo responsável pela administração, gerenciamento, controle da qualidade dos processos de trabalho, elaboração de procedimentos, novos projetos, parcerias e suporte na criação de novos núcleos. A secretaria também agrega funções de captação e catalogação de documentos.
O Centro de Referência e Informação em Habitação é um projeto liderado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e financiado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Caixa Econômica Federal.
Mais informações: www.infohab.org.br
(FloripaNews, 10/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *