Saneamento
30/01/2009
TRF impede obra nos arredores da ponte
30/01/2009

Turismo Social

Artigo escrito por Paulo de Brito Freitas, Empresário (DC, 30/01/2009)

A estimativa dos órgãos de turismo do país é de que, num panorama de mais de 200 milhões de brasileiros, apenas 15 milhões viajam e se hospedam em hotéis por ano. Por outro lado, 37% das pessoas que viajam no Brasil se hospedam em casas de parentes e amigos, o que corresponde, para o setor hoteleiro, um contingente de turistas habituais em potencial. Ainda existe no Brasil uma crença de que viajar é algo caro e artigo de luxo destinado apenas a pessoas de alto poder aquisitivo. Os custos de uma estadia prolongada realmente podem ser inviáveis se pagos de uma só vez; a falta de prioridades com gastos, de um planejamento de lazer e despesas de família também podem se tornar empecilhos para o descanso programado.

Criado para democratizar o turismo no Brasil, o Turismo Social é uma oportunidade dada à classe média para planejar um passeio de férias e pagá-lo em 12 parcelas. A facilidade permite o encaixe do turismo como uma opção real de lazer no cotidiano do trabalhador brasileiro, e ainda atende a uma necessidade física e psíquica do ser humano.

Além de impulsionar o consumo do produto lazer por esse público, o Turismo Social diminui a ociosidade da hotelaria, em períodos de baixa temporada, e abre mercado para a criação e venda de diferentes serviços turísticos.

Por esses motivos o setor pretende implementar e difundir no país soluções criativas para esse mercado, como o vale-hospedagem e o Plano de Férias do Trabalhador Brasileiro.

Inspirado no cheque-férias da França, o vale-hospedagem prevê que empresas possam descontar até 5% do IR devido destinando esse valor em diárias para funcionários. Já o Férias do Trabalhador, programa que deve ser lançado neste ano, propiciará a milhões de trabalhadores a oportunidade de férias com hospedagem em mais de 2 mil hotéis credenciados por todo o país.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *