Justiça vai ao Norte da Ilha resolver ocorrências de Verão
26/01/2009
Passos acelerados na areia
26/01/2009

Turismo mundial vai atacar crise

Encontro na Capital debaterá parcerias para “energizar a economia”

O Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) divulgou o tema e dois parceiros do seu próximo congresso global, a ser realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio. O evento reunirá representantes de grandes redes hoteleiras, de companhias aéreas e de operadoras de cartão de crédito.

O tema escolhido, “Parcerias reais – energizando economias”, foi apresentado em reunião organizada para cem convidados na residência do embaixador do Brasil em Lisboa, na semana passada. Além deste, outros 19 eventos promovem o Global Travel & Tourism Summit de Santa Catarina em mercados do mundo.

– Não há dúvida de que a Indústria de Viagem e Turismo estará enfrentando desafios significativos – advertiu o presidente o presidente do WTTC Jean-Claude Baumgarten.

Baumgarten também comentou as estimativas prévias do impacto econômico do Turismo em 2008 e 2009:

– A deterioração no ambiente macroeconômico e a desaceleração do mercado nos indicadores mensais da atividade turística nos últimos meses de 2008 resultou numa curva mais pronunciada do setor do que o imaginado em janeiro de 2008. Nossas estimativas preliminares indicam que o PIB de Viagem e Turismo aumentou apenas 1% no último ano.

Impacto será maior durante este ano

O impacto econômico global no setor de Viagem e Turismo será muito maior em 2009. O PIB do setor deve encolher este ano em torno de 3,5%, segundo o presidente do WTTC.

Para a entidade, a realização do Summit em Florianópolis está sendo considerada uma parceria público-privada exemplar, que reunirá governos nos níveis nacional, estadual e municipal do Brasil e de outras partes do mundo e líderes privados.

A companhia aérea portuguesa TAP e os Correios foram confirmados como parceiros do congresso. Outra empresa a ser anunciada nos próximos dias é a Petrobras. As negociações com a estatal estão em estágio avançado.

As portas para realização do congresso em Florianópolis foram abertas durante o Painel RBS sobre turismo, realizado em julho do ano passado. Convidado para falar aos principais nomes do setor no Estado, Baumgarten acabou surpreendido pelo governador Luiz Henrique da Silveira, que manifestou a intenção de ter o evento na Capital.

Lisboa
A força da ilha
> Florianópolis será sede, nos dias 15 e 16 de maio deste ano, de um dos mais importantes eventos do turismo mundial: o encontro anual do World Travel and Tourism Council (WTTC).
> Durante três dias, será o centro das mais importantes decisões do turismo mundial, segundo consenso durante a assinatura do documento de intenções para a realização do evento durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, em Londres.
> O WTTC levará ao Brasil os principais executivos do turismo mundial, que têm capacidade não só para decidir os investimentos dos próximos anos, como também influenciar outros investidores.
> O trade do turismo catarinense está apostando que o setor não será mais o mesmo depois da realização do evento, já que SC passará a ter uma visualização bem maior em função da grande dimensão do encontro.
> Florianópolis foi escolhida depois do parecer da executiva da entidade, Ufi Ibrahim, após uma vistoria de três dias na cidade através da qual elogiou as belezas naturais da Ilha e também declarou que a Capital catarinense tem condições de atender ao alto nível de exigência do público desse evento. “Em Florianópolis há muitas oportunidades, o povo é acolhedor e vejo uma grande capacidade criativa e inovadora na cidade”.

(DC, 26/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *