Indício de maré vermelha é registrado no Sul da Ilha de Santa Catarina
27/01/2009
E a despesa só cresce!
27/01/2009

Obras podem ser retomadas esta semana

Trabalhos dependem apenas de um documento
As obras na Avenida Beira-Mar Continental, no Bairro Estreito, na Capital, podem ser retomadas no final desta semana. Parados desde o início de dezembro, os trabalhos dependem da aprovação de um novo projeto de drenagem pluvial, o que deve ocorrer neste prazo.
Mesmo assim, o secretário de Obras, Carlos Schwabe, acredita que a obra será entregue sem atrasos, em julho. Segundo ele, a construtora pediu a troca da tubulação de concreto por encanamentos mais flexíveis.
– Sabemos que o projeto já foi aprovado, mas aguardamos a decisão oficial – esclareceu.
A alteração é decorrente de um processo de adensamento que, segundo o secretário, poderia provocar o rompimento da tubulação, o que só foi constatado durante a obra.
Hoje, a pista conta com um quilômetro de pavimentação em estágio avançado. Nenhum outro trabalho, como a instalação da iluminação ou da ciclovia, pode ser realizado enquanto a drenagem pluvial não for concluída.
– Não adianta a gente colocar máquinas e pessoas trabalhando para dizer que a obra está andando – enfatizou Schwabe.
O secretário também destacou que já está na Câmara dos Vereadores um projeto que prevê o pagamento dos 46 terrenos que precisam ser desapropriados. Apenas um teve seu processo concluído.
Em 2009, no entanto, será entregue apenas a primeira etapa do trabalho, entre as ruas 14 de Julho (sob a Ponte Pedro Ivo Campos) e Sérgio Gil (na Ponta do Leal), Bairro Balneário.
Avenida custou R$ 43 milhões
Com custo de R$ 43 milhões, a avenida será uma via rápida entre os bairros Estreito e Coloninha. Ela começou a ser construída em 2004, mas as obras ficaram paradas por um ano, à espera da licença.
A via terá 2,3 quilômetros em duas pistas, com três faixas cada, construídas sob um aterro de 120 mil metros quadrados. Para evitar o congestionamento no final da avenida, a Rua Sérgio Gil, que hoje conta duas faixas, uma em cada sentido, passará a contar com duas faixas no mesmo sentido.
– Além disso, nem todos os carros que irão trafegar na avenida devem seguir até o final da pista, que também conta com outras saídas – completou o secretário.
O projeto da segunda parte da obra, que conectará a Ponta do Leal até a divisa com o município de São José, está em processo de licitação.
(DC, 27/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *