Prefeitura e Casan investem pesado em saneamento sanitário
16/01/2009
Mau cheiro representa prejuízo perto da orla
16/01/2009

Na praia, cada um fica no seu quadrado

Para garantir espaço na areia, muitos turistas acordam às 6h
A Praia de Ingleses recebeu, na manhã de ontem, cerca de 20 mil banhistas, segundo estimativa dos salva-vidas. Com tanta gente na areia, cada espaço é disputado. Sai na frente o grupo que garante seu quinhão no início do dia. O sol e as temperaturas elevadas, em torno dos 30°C, permanecem no Estado hoje e no final de semana. As chuvas típicas de verão também aparecem por causa do calor e umidade.
Os guarda-sóis de tamanho normal não são suficientes para abrigar grupos que passam os dias nas praias de Florianópolis. Para eles, só grandes tendas produzem o espaço necessário. Elas estão cada vez mais comuns em Ingleses, trazidas de vários estados do Brasil.
A procedência escrita no plástico branco indica que sob a tenda estão turistas, nunca menos de 10, que decidiram passar o dia na praia. Jean Paulo Sanches, de Campo Grande (MS), chegou no meio desta semana e já aproveita a tenda montada pela família. Até ontem, eram 24 pessoas.
A anfitriã do grupo, Márcia Maria de Oliveira, tem uma casa perto da praia e decidiu montar a tenda na areia para facilitar a permanência perto do mar.
– Meu marido é o primeiro que acorda, às 6h, e já monta a tenda. Tem que ser cedo para ter lugar.
Sandra Vitali, de outra barraca a menos de 300 metros da primeira, também sabe que, para garantir um espaço, é preciso acordar cedo. Enquanto os mais de 20 turistas de Pato Branco, no Paraná, dormem, ela já está ao lado da tenda do grupo tomando sol na praia. Mesmo com a casa alugada na beira da areia, é na tenda que os paranaenses passam o dia, deixam as bebidas e fazem o almoço. O cardápio de ontem era churrasco, feito ali mesmo.
– Como vieram várias crianças, também é bom para que elas fiquem na sombra um pouco – disse Sandra.
Para organizar tantas pessoas, cada uma recebeu uma função: umas acordam cedo para montar a tenda, outras se responsabilizam pelas bebidas. Há responsável pela decoração.
– Já compramos balões para colocar aqui. Na quarta-feira, pintamos a data que chegamos e o nome da nossa cidade no plástico – disse Sandra.
De acordo com a Central RBS de Meteorologia, hoje há previsão de chuvas passageiras no Norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis, elas serão pontuais.
Amanhã, a chuva será mais forte, com rajadas de vento e trovoadas. Por isso, a temperatura deve ficar mais baixa em Blumenau, em torno dos 28°C, enquanto no Sul do Estado deve atingir os 36°C. No domingo, a região Oeste também terá chuva.
Ontem, em Joinville, no Norte, ocorreu a temperatura mais quente do Estado. Foram 36ºC, registrados no início da tarde. Perto do terminal central de ônibus, água vendeu bem.
– Enchemos bem o freezer para gelar direitinho – disse o vendedor Antônio Severino.
(Tatyana Azevedo, DC, 16/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *