Aqui tem mais do que praia
29/01/2009
Saneamento
30/01/2009

Embratur e TAM reforçam parceria para promover destinos brasileiros na Europa

Encontro entre o Instituto Brasileiro de Turismo e executivos da TAM discutiu estratégias conjunta de promoção do Brasil nos países europeus

Em reunião realizada nesta terça-feira (27), em Madri, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a TAM reforçaram parceria no sentido de otimizar ações de promoção do Brasil como destino turístico na Europa.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, falou da importância de estreitar a parceria com a TAM – única companhia aérea brasileira que opera em voos de longo curso – sempre com a perspectiva de ampliar as possibilidades de viagem do turista europeu ao Brasil com o aumento do número de voos. Atualmente, a TAM é responsável por 49 frequências semanais da Europa para o País.

Durante o encontro, que reuniu todos os gerentes da TAM que atuam em países da Europa, Jeanine Pires informou que a Embratur vai investir, em 2009, pelo menos R$ 35,5 milhões na promoção do Brasil no mercado europeu.

A presidente apresentou ainda a nova etapa do Plano Aquarela (estudo que orienta a estratégia de promoção do Brasil no exterior) e a Agenda de Promoção Comercial para a Europa no primeiro trimestre e outras ações programadas para 2009.

“É necessário que o setor esteja fortalecido, pois 70% da entrada de turistas internacionais no Brasil é por via aérea”, afirmou Jeanine Pires, lembrando da necessidade de recuperar e ampliar a oferta de voos.

O vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Cezar Castello Branco, disse que reuniões desse tipo “têm uma importância capital” no desenvolvimento do turismo brasileiro. Ele enfatizou que a parceria com a Embratur não se limita ao mercado europeu, pois a companhia também opera nas Américas do Norte e do Sul.

José Sales Filho, diretor-geral da TAM na Europa, acrescentou que encontros como este representam uma continuidade na parceria e enfatizou o trabalho de promoção internacional da Embratur desde o início dos vôos promovidos pela TAM a países europeus, há três anos.

Reunião semelhante foi feita na semana passada com a TAP, durante a BTL em Lisboa. As ações programadas em parceria com as duas empresas aéreas vão desde publicidade casada até treinamento de agentes, viagens de jornalistas estrangeiros ao Brasil e rodadas de negócios com grandes operadores.

Sobre o mercado europeu

A Europa é responsável por expressiva parcela do emissivo de turistas para o Brasil. Em 2007, os países europeus enviaram 38% dos cinco milhões de turistas estrangeiros que visitaram o País. A atual freqüência aérea entre o Brasil e a Europa é de 202 voos semanais (jan/09).

Desde setembro de 2008, está sendo veiculada em diversos países europeus a campanha publicitária Brasil Sensacional. O investimento total da campanha (set/08 a jun/10) é de U$ 88 milhões e o plano total de mídia prevê a veiculação de peças em televisão, publicações impressas, mobiliário urbano e internet.

(Embratur, 28/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *