Engenheiro agrônomo afirma que há risco de novos deslizamentos na SC-401, em Florianópolis
12/12/2008
Santa Catarina deve receber 4,3 milhões de visitantes no verão 2009
12/12/2008

Santa Catarina aposta no turismo para recuperar a economia

Dados oficiais mostram que o Estado está pronto para receber a demanda nacional e internacional da temporada de verão que já começa a chegar pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Santa Catarina está pronta para receber os turistas na temporada de verão, que começa oficialmente no dia 19 de dezembro. Depois das chuvas que castigaram a região turística do Vale Europeu, que compreende destinos famosos como Blumenau, no Vale do Itajaí, o Estado aposta na demanda turística que vem para o litoral catarinense para a recuperação da economia em Santa Catarina. De Norte a Sul, os balneários têm sua infra-estrutura garantida para receber o turista brasileiro e estrangeiro. São 560 km de litoral no território catarinense com centenas de belas praias, desde as mais badaladas até as mais sossegadas, que fazem do turismo de verão uma experiência inesquecível para nossos visitantes.

As rotas mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros no verão, vindos em grande maioria de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Argentina, Chile e Paraguai, estão nas regiões turísticas da Grande Florianópolis – que compreende a capital Florianópolis e mais 12 municípios – a Rota do Sol – que tem Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo – e Encantos do Sul Catarinense – onde estão Laguna, Garopaba e Imbituba. “Além das praias, Santa Catarina oferece opções de estâncias termominerais, nas regiões turísticas do Grande Oeste, na Grande Florianópolis, e no Vale do Contestado”, destaca o presidente da Santur, Valdir Walendowksy. Com qualificada rede hoteleira e de serviços gastronômicos, bem como de lazer, estas regiões são responsáveis pela atividade turística durante todo o ano. “O turismo será responsável pela retomada da economia, já nos próximos meses. Também será importante para a auto-estima do catarinense. A diversidade que fez de Santa Catarina um destino nacional de destaque é um grande apelo”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.“A vinda de turistas também representa um ato de solidariedade para com o povo catarinense porque mantém empregos atuais e gera novos postos de trabalho neste momento difícil”, observa o vice-governador de Santa Catarina Leonel Pavan, que foi prefeito por três vezes de Balneário Camboriú, cidade que, com Florianópolis, é a que mais recebe turistas no Estado.

Acessos garantidos para o litoral catarinense – De acordo com o DNIT/SC – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes no Estado, as rodovias federais e estaduais atingidas por quedas de barreiras e outros danos, desde o início das ocorrências, sofrem reparos e desobstruções. Segundo o órgão, estarão totalmente recuperadas antes mesmo do início da temporada de verão. A BR 101, km 235, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi liberada para o tráfego em direção ao Sul do Estado no dia 30 de novembro. Nesta rota estão Garopaba, Imbituba (Praia do Rosa), Laguna e Jaguaruna, entre outras praias do litoral que compõem a região turística Encantos do Sul Catarinense. Em Águas Mornas, onde o turismo termal, rural e ecológico ganha cada vez mais adeptos, na região turística da Grande Florianópolis, o tráfego também já está normalizado, com desvio temporário em duas pistas pelo acostamento. Na BR- 470, o trecho entre os quilômetros 41 e 46, no município de Gaspar, uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas, as obras de remoção de barreiras e reparos das pistas serão concluídas nesta quarta-feira, dia 10. No último domingo, dia 7, o Deinfra – Departamento Estadual de Infra-Estrutura – liberou a SC 401, caminho principal para as praias do Norte de Florianópolis como Jurerê, Daniela, Canasvieiras e Santinho. As obras devem ser concluídas em breve nesta área que está monitorada pelo órgão para garantir a segurança no tráfego de veículos.

Aeroporto Internacional Hercílio Luz prevê demanda superior a de 2007/2008 – Os vôos programados para o aeroporto internacional Hercílio Luz, na capital catarinense, a partir de julho deste ano, não tiveram cancelamentos, segundo a assessoria de comunicação da Infraero, que analisa pedidos recentes de 14 pousos de vôos charter domésticos para o verão. Os números de vôos já computados, segundo a Infraero, estão muito próximos aos da temporada passada e há novas solicitações de vôos internacionais. De 1 de janeiro a 31 de março de 2009, o Aeroporto Internacional de Florianópolis receberá 740 vôos internacionais, vindos da Argentina, Chile e Uruguai. No último final de semana, os argentinos começaram a chegar no Hercílio Luz, onde o receptivo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur já atua com as ações da temporada de verão. Nesta segunda-feira, dia 8/12, a Infraero recebeu solicitações de mais 16 vôos domésticos da Ocean Air, que começam a chegar no dia 20 de dezembro e seguem pousando na capital catarinense até o dia 8 de fevereiro.

Rede Hoteleira – A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) afirma que a rede hoteleira catarinense não sofreu prejuízos com as chuvas. Alguns empreendimentos nas cidades de Blumenau, Itajaí, Timbó e Gaspar registraram alagamentos. O prejuízo maior foi dos trabalhadores dos hotéis, muitos dos quais perderam suas casas e seus pertences na região turística do Vale Europeu, onde as empresas prestam auxílio aos funcionários. Todos os hotéis catarinenses estão operando normalmente. Segundo a entidade, o número de reservas canceladas é apenas de 3%. As reservas nos meios de hospedagem em Santa Catarina estavam em torno de 65% da capacidade total do Estado antes das chuvas o do desastre ocorrido no Vale do Itajaí. Oitenta por cento delas são referentes a destinos litorâneos. A maioria é para hotéis e pousadas de Florianópolis, cuja estrutura conta com 30 mil leitos. Segundo a ABIH/SC, Santa Catarina conta hoje com 2.750hotéis que disponibilizam um total de 275 mil leitos. O setor gera 37.500 empregos diretos e 112.500 empregos indiretos, totalizando 220 mil empregos diretos e indiretos.

Saúde sob controle no Estado – Santa Catarina é o único estado do País sem registro de dengue autóctone, transmitida dentro de seu território e, paralelamente às ações de combate à leptospirose, a Vigilância Epidemiológica também já está trabalhando na prevenção à dengue.

A Secretaria de Estado da Saúdeimprimiu quase um milhão de folders com informações de vigilância em saúde com orientações para evitar o contato com água ou lama contaminadas. Isso vai ajudar as populações atingidas na região do Vale Europeu a procurarem socorro imediato na suspeita de uma doença infecto-contagiosa, e quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a recuperação.Um hospital de campanha foi montado pelo Ministério da Defesa no Vale do Itajaí, mas a freqüência ficou muito abaixo da capacidade do hospital da FAB, o que prova que a estrutura de saúde pública em Santa Catarina, seja em nível municipal ou estadual, é suficiente para atender a demanda mesmo em situações extremas.

Condições das praias não foram alteradas: A FATMA – Fundação do Meio Ambiente – avaliou 182 pontos em 107 balneários de 27 municípios de Santa Catarina. Desses, 49 se apresentaram impróprios para banho, o que mostra uma pequena alteração, se comparadas às análises feitas antes das chuvas. Segundo a fundação que analisa as condições de balneabilidade das praias catarinenses, não houve grandes mudanças com relação ao quadro apresentado antes das chuvas, nem mesmo na região de Itajaí, que foi a mais afetada. Na grande Florianópolis, os pontos impróprios são os não utilizados pela população e pelos veranistas para banho de mar, conforme a FATMA.

Operação Veraneio mobilizará 890 policiais catarinenses – A operação veraneio realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão em Santa Catarina, considerada pelas pesquisas da Polícia Militar como a maior e mais contínua operação policial do mundo, iniciará no dia 19 de dezembro próximo. Segundo a secretaria, a temporada vai envolver cerca de 890 policiais das localidades visitadas por turistas, durante quatro meses, em praticamente todas as regiões do estado e envolvendo os cerca de 12,5 mil policiais militares em atividade.

(Portal Fator, 12/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *