Apresentadas diretrizes da cidade
11/12/2008
Biosfera urbana
11/12/2008

Revolta da natureza

Artigo escrito por Dorvalino Furtado Filho – Médico veterinário (DC, 11/12/2008)

A natureza está se vingando. Santa Catarina está pagando caro. Estamos no meio de uma revolta visceral da natureza e sem precedentes na nossa história. Catarinenses inocentes já estão pagando um preço altíssimo por tudo e, às vezes, com a própria vida. Nosso meio ambiente cansou de ser paciente.

O nosso ecossistema global, a cada ano, está caminhando para um desastre ecológico, e a uma velocidade incoercível. Já há constatação plena, neste século, de que a destruição gradativa do meio ambiente tem aumentado os problemas de saúde do brasileiro. Muitos parasitas sociais neste país têm contribuído para o aquecimento global, uma das principais causas desta revolta da “natureza mãe. ” Cientistas do tempo, com absoluta convicção, já afirmam que as enchentes de Santa Catarina são o impacto desse aquecimento global.

Pobres se instalam onde querem – nas encostas e nos barrancos – e ninguém do poder os tira de lá porque “dão voto”. A especulação imobiliária, em nome do “turismo”, é desconsiderada por parasitas sociais, ainda agindo impunemente.

Ninguém tem medo da lei que protege o meio ambiente, mas o meio ambiente cansou e está condenando os culpados, sem perdão e sem clemência de interesses. Além do aquecimento global, o desmatamento assassino, a erosão e a devastação impiedosa estão acabando com a vida na Terra. Não esperávamos que os perigos mortais chegassem tão cedo a Santa Catarina.

Temos tempo, ainda, de punir os predadores. Chega da heresia de que tudo que estamos passando aqui no paraíso chamado Brasil é “castigo” de Deus. Tudo é bem humano, e com boas doses de verdades inconvenientes.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *