Agenda: 08 a 14 de dezembro de 2008
05/12/2008
Governo monta grupo científico para avaliação e prevenção de desastres naturais
08/12/2008

Os destinos mais “quentes” estão aqui

Alta do dólar e crise financeira favorecem procura por pacotes nacionais nesta temporada

Férias à brasileira, com direito a conhecer as belezas deste imenso País. Esta não é a programação apenas dos estrangeiros para esta temporada de verão, mas de muitos brasileiros que diante da instabilidade da economia mundial e aumento do preço do dólar deixaram os planos de uma viagem ao exterior para o futuro e vêm optando por viagens nacionais. Com preços mais convidativos, cidades do Nordeste, Centro-Oeste e Sul aguardam um número extra de turistas. Explorar o Brasil está nos planos de mais brasileiros nestas férias.

A procura por pacotes nacionais já aumentou e tende a se intensificar. Na agência de viagens CVC de Florianópolis, as vendas para destinos dentro do País tiveram um substancial crescimento nos últimos meses. “Aumentaram cerca de 30%. As pessoas que já haviam programado viagens internacionais não cancelaram, mas a procura pelas viagens nacionais aumentou”, afirma a gerente de vendas Silvana Tonolli Schaefer.

Top de preferência

Entre os destinos nacionais mais procurados pelos próprios brasileiros está Florianópolis, que pelo terceiro ano consecutivo ficou com o título de “Melhor cidade do Brasil”, concedido pela revista Viagem e Turismo, uma das mais respeitadas publicações do segmento. Silvana afirma que na CVC de São Paulo os pacotes para a Capital catarinense são campeões de vendas, e que os fretamentos já estão lotados.

Outras cidades do Estado bastante procuradas pelo turista nacional são Balneário Camboriú e as da serra catarinense (Urubici/Rio do Rastro/São Joaquim).

No Rio Grande do Sul, Gramado continua sendo uma viagem apreciada e deve receber ainda mais turistas este final de ano, segundo a gerente de vendas Silvana.

O Nordeste continua atrativo. Entre os pacotes que vêm tendo uma procura extra está o para Porto Seguro. “É barato e divertido. Um excelente custo-benefício. É uma cidade que já tem uma tradição em turismo e que nesta temporada deve se intensificar”, garante Silvana. Costa do Sauípe, Porto de Galinhas, Fortaleza e Fernando de Noronha são outros destinos do litoral nordestino que devem receber um aumento de visitantes. “Fernando de Noronha vem sendo mais procurado”, afirma a gerente.

No Centro-Oeste aparecem Bonito e Caldas Novas, região de Goiás com fontes termais. Silvana afirma que algumas viagens que andavam em baixa, como as cidades históricas e o Rio de Janeiro, devido à violência, vêm voltando à cena.

As viagens de navio também estão entre as mais procuradas, tanto as nacionais quanto às internacionais. Segundo Silvana, isso acontece porque nestes casos a operadora congelou o câmbio. Para esta temporada está prevista a saída do navio Celebration de Itajaí, com passagens entre outros locais por Búzios, Cabo Frio, Buenos Aires e Punta del Este.

Internacionais atraentes

Algumas viagens internacionais estão com preços interessantes mesmo diante do aumento do dólar. Silvana cita Buenos Aires, Santiago (Chile), Las Vegas e Disney.

Algumas medidas ajudam a economizar em viagens ao exterior. Silvana afirma que o ideal é comprar o máximo possível antes da viagem, reservando os gastos lá fora apenas com comida e algumas despesas não previstas. “Desta forma, o cliente pode parcelar e fixar os valores, sabendo exatamente quanto vai pagar. Se deixa para comprar durante a viagem, paga de acordo com a cotação do dia e acaba pagando mais caro, além disso não corre o risco de levar um susto nas compras no exterior feitas no cartão de crédito. Também não perde tempo procurando, e tempo é dinheiro numa viagem”, explica.

Os pacotes podem ser individuais. Silvana esclarece que programar uma viagem com uma agência não significa que a pessoa terá que participar de uma excursão com programações e horários pré-determinados fixos e rígidos. “Ele pode ser bem flexível, mas com o máximo de programação para evitar custos extras e estresse”, explica.

(Jornal Imagem da Ilha, 08/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *