Olho no futuro
11/12/2008
Santa Catarina aposta no turismo para recuperar a economia
12/12/2008

Engenheiro agrônomo afirma que há risco de novos deslizamentos na SC-401, em Florianópolis

Máquinas retiram terra do trecho interditado por deslizamento na SC-401: falta de densa vegetação nas encostas pode ter facilitado acidente.

José Laus Neto, da Epagri/Ciram, explicou que morro ainda apresenta instabilidade

O engenheiro agrônomo José Laus Neto, do Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), afirmou nesta quinta-feira que há risco de novos deslizamentos de terra no km 14 da rodovia SC-401, em Florianópolis. No dia 23 de novembro, o trecho foi bloqueado por um desbarrancamento. O motorista de caminhão Ricardo Dias de Oliveira, de 34 anos, morreu soterrado no local.

De acordo com Laus Neto, que esteve no local do deslizamento e participou do programa Conversas Cruzadas, da TVCOM, na noite desta quinta-feira, o terreno tem um material instável de grande espessura, que pode se movimentar com mais facilidade em caso de chuva.

— Não posso acreditar que com uma chuva de média intensidade, de meia hora, como essas trovoadas de final de tarde, que parte da terra não possa cair e invadir a pista — disse o engeneiro.

Laus Neto citou o agravante de a região possuir apenas uma vegetação pequena, que não diminui o risco de deslizamentos no local como fariam árvores de porte maior. Essas árvores teriam sido retiradas por ação do homem.

Liberação
O presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), Romualdo França, que também participou do programa Conversas Cruzadas, disse que os trabalhos no local são feitos de forma a garantir a segurança, portanto não há previsão para o término da obra, que envolve também a contenção do morro.

A previsão, segundo França, é de que na semana que vem sejam liberadas duas pistas com duas faixas de rolamento cada, facilitando o trânsito na região.

Com a liberação, não deve haver novos bloqueios por causa da chuva, como ocorre atualmente. Uma parte da pista será reservada para as equipes que continuam os trabalhos.

A rodovia SC-401 é a principal via de ligação entre o Centro de Florianópolis e o Norte da Ilha de Santa Catarina.

(Midia Com, 12/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Marta Fardilha disse:

    Será possível enviar-me o contacto de um engenheiro agrónomo? Tenho alguma urgência.

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *