Paraná incentiva uso de embalagens 100% ecológicas
25/11/2008
Os gargalos da infra-estrutura
26/11/2008

Unisul realiza o projeto do Parque Ambiental Jorge Lacerda

Trabalho visa não só o belo da arquitetura, mas a eficiência e os limites de uma obra para explorar e aproveitar o que a natureza nos propõe
O projeto arquitetônico e urbanístico do Parque Ambiental em Capivari de Baixo foi realizado pela Unisul, através da sua Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (FAEPESUL). Coordenado pelo professor e arquiteto Rodrigo Althoff Medeiros, contou também com os professores José Waldemar Tabacow, responsável pela parte do paisagismo, e as arquitetas Sara Medeiros dos Santos e Daniele Cavalcanti. Os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo Patrick Oliveira, Nicodemos Casagrande e Diogo D’Avila também tiveram participaram no trabalho.
O projeto que teve o seu lançamento no início do mês (3/11) prevê salas para educação ambiental, centro de educação ambiental, museu do Complexo Lacerda, auditório, cantina, horto florestal, concha acústica, lago, pistas de caminhadas e ciclovias.
Para o vice-reitor da Unisul, professor Salesio Herdt, o projeto é de extrema importância para a sociedade. “Representa um marco de uma empresa que gera energia e tem um programa de recuperação de uma área degradada, para transformá-la numa área de educação e recuperação”.
Foram 12 meses de trabalho intenso, para tornar uma área de 50 hectares em um cordão florestal, isolando a indústria da cidade. Cerca de 30% desse espaço foi urbanizado para educação ambiental. Dentre as atividades que deverão ser realizadas, está a captação da água da chuva para a irrigação do parque e o aquecimento dessa água usando equipamentos como garrafas pet.
Para o coordenador do projeto, professor Rodrigo Althoff Medeiros, a participação da Unisul nesse trabalho só vêem a somar para o desenvolvimento da região. “Projetos como esse, em que a instituição de ensino está presente, valorizam o professor e o aluno, sem falar na importância que isso trará para a nossa região, no quesito de responsabilidade e consciência social”, ressalta.
(Unisul, 25/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *