Seminário leva debate à comunidade da Lagoa do Peri
05/11/2008
Seminário sobre acessibilidade discute ações a serem efetivadas
06/11/2008

Sustentabilidade será o tema da IX Conferência das Cidades

Em sua 9ª edição, a Conferência das Cidades de 2008 – evento promovido anualmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara- terá como tema a “Sustentabilidade nas Cidades Brasileiras”, e será realizada nos dias 11 e 12 de novembro no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Especialistas estrangeiros e brasileiros vão debater e refletir sobre políticas e estratégias que podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade das cidades brasileiras, baseadas em experiências bem sucedidas no País e no exterior.

O evento é dirigido a parlamentares, governadores, prefeitos, gestores, técnicos, arquitetos, urbanistas, acadêmicos e representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Para a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputada Angela Amin (PP/SC), a formulação da IX Conferência foi motivada pelo ideal do respeito à vida.” Os desafios impostos à humanidade como o fenômeno do aquecimento global e a limitação dos recursos naturais evidenciam a necessidade de adaptação a outros paradigmas. Seja no âmbito econômico, social ou político, há que se debater o planejamento e a gestão dos espaços urbanos sob perspectivas mais abrangentes”.

Segundo Angela , a sustentabilidade nas cidades brasileiras é um caminho a ser traçado por todos os cidadãos que almejam melhorias em questões como moradia, transporte, educação, saúde, inclusão social, desenvolvimento e crescimento econômico com respeito ao meio ambiente.

O Parlamento é o fórum adequado para reunir experiências e propor soluções para os graves problemas sociais e ambientais que marcam a maioria das cidades brasileiras, afirma a presidente da CDU. “Penso que a melhoria da qualidade do ambiente urbano deve ser um indicativo de uma nova consciência de cidadania, que começa na administração dentro da nossa própria casa, já que podemos ajudar a preservar o planeta economizando água e luz, por exemplo”.

O tema de abertura da IX Conferência das Cidades, no dia 11 de novembro será “Sustentabilidade – O Novo Paradigma Mundial”, com apresentação do economista Ignacy Sachs, professor da escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da França.

No dia 12 é a vez do conferencista indiano, o engenheiro Yogi Goswami. O professor da Universidade da Flórida é um dos maiores especialistas em energias alternativas e falará sobre o “Futuro da Energia no Planeta”.

Mais informações 061 3216- 6553

Inscrições, acesse:
http://www2.camara.gov.br/internet/eventos/ix-conferencia-das-cidades

(ABC Digital, 06/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *