WTTC: Orçamento inicial está na casa dos R$ 10 milhões
03/11/2008
Visual
03/11/2008

WTTC: SC ganha a disputa por evento mundial

O governador Luiz Henrique da Silveira anunciou, ontem, que Florianópolis será sede do maior encontro mundial de turismo, o Global Travel and Tourism Summit, entre 14 e 18 de maio do próximo ano.

No evento, a Capital receberá cerca de 700 líderes de todo o mundo, entre representantes de governos, presidentes de redes hoteleiras e de companhias aéreas, além de outras áreas afins, para discussões sobre os rumos do turismo internacional.

Em entrevista coletiva com a presença do trade turístico do Estado, na Casa DAgronômica, pela manhã, o governador apresentou a correspondência do presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (World Travel and Tourism Council, WTTC), Jean-Claude Baumgarten, comunicando sobre a escolha. “É com grande prazer que escrevemos para informar da decisão unânime do nosso Comitê Executivo em organizar o Summit de 2009 em Florianópolis, Santa Catarina”, escreveu Baumgarten na carta. O WTTC esteve reunido em Nova York nesta semana para a escolha.

O encontro anual do conselho, realizado neste ano em Dubai, nos Emirados Árabes, será organizado pela primeira vez na América do Sul. No ano passado, São Paulo candidatou-se, mas acabou perdendo para Dubai. Neste ano, Florianópolis competia com Xangai, na China.

Encontro pode influir a favor na Copa-2014

A articulação para Florianópolis sediar o encontro teve início, em julho, no Painel RBS. No evento, o Grupo RBS promoveu discussões sobre turismo e trouxe à Capital o presidente do WTTC. Na ocasião, Luiz Henrique sugeriu a Baumgarten a possibilidade da Capital receber o evento.

– A RBS teve a ousadia de trazer o senhor Baumgarten para Florianópolis e nós tivemos a ousadia de perguntar: “Por que não em Florianópolis no ano que vem?” Daí decorreram as negociações – disse o governador.

No dia 10, ele encontra o presidente do WTTC, em Londres, para o anúncio oficial de data e local do evento. Depois disso, o governo do Estado promoverá a divulgação do evento em Paris, por meio da Embaixada brasileira e também um encontro de Luiz Henrique e Baumgarten com o presidente Lula, que será chamado a participar da abertura do Summit.

Para o governador, a realização de encontro deste porte contará em favor de Florianópolis na disputa para ser uma sede da Copa de 2014.

– Na reunião dos conselheiros da Fifa vai pesar a escolha de Florianópolis para o World Summit.

Sedes anteriores
2001 – Amã (Jordânia)
2003 – Genebra (Suíça) e Vilamoura (Portugal)
2004 – Doha (Catar)
2005 – Nova Déli (Índia)
2006 – Washington (EUA)
2007 – Lisboa (Portugal)
2008 – Dubai (Emirados Árabes)
O que dizem
Cristiane Del Corona, conselheira do FCVB
“O evento mostrará Florianópolis para o mundo, além de trazer investimentos nesta área para Santa Catarina e para o Brasil”
Alexandre Murad, presidente do parque Beto Carrero World
“O evento é um presente que SC recebe depois de competir com grandes pólos turísticos. Vamos sediar uma Copa do Mundo do turismo”
Marcondes de Mattos, dono do Costão do Santinho
“Será o maior evento de SC, com 800 pessoas de todo mundo, sendo que destas apenas 30 já devem conhecer Florianópolis”
Cristiane Martins, gerente geral do CentroSul
“O evento trará os melhores e maiores especialistas de turismo do mundo, o que vai projetar ainda mais a captação de eventos do Estado”
Ézio Librizzi, presidente da Abrasel-SC
“Trata-se de um evento de importância máxima. Há muito tempo o trade turístico de SC trabalha para transformar o Estado em destino de eventos”
Wilson de Macedo, presidente da ABIH-SC
“O Estado receberá formadores de opinião do turismo de diversas partes do mundo.
São pessoas que sairão daqui falando muito bem de SC”

(João Werner Grando, DC, 01/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *