Florianópolis sedia II Congresso Brasileiro de Energia Solar
06/11/2008
Florianópolis é a cidade escolhida para sediar o WTTC 2009
06/11/2008

Infra-estrutura hoteleira é foco da primeira vistoria de técnicos que avaliam Florianópolis para Copa do Mundo 2014

Um passo decisivo para que Florianópolis seja uma das sedes da Copa do Mundo 2014 foi dado na manhã desta quarta-feira (5), durante reunião, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, entre técnicos de uma empresa de consultoria internacional, contratada pela Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib) e representantes das dez câmaras temáticas que compõem o Comitê Executivo de candidatura do Estado ao Mundial.
Os técnicos vieram a Florianópolis para realizar um levantamento da estrutura do saneamento, transporte, turismo e saúde da cidade. O grupo de técnicos, formado por Leandro Nunes de Souza, Paulo Takito e André Cruz, deverão permanecer em Florianópolis até sexta-feira (7).
A reunião serviu principalmente para que o cronograma das visitas fosse definido. A vistoria acontecerá nesta quarta-feira, das 14h30min às 16 horas, na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; e a partir das 16h30min, na Secretaria de Estado da Saúde. Na quinta-feira (6), as reuniões serão focadas no saneamento, das 9 às 12 horas, e discutirão a situação e planejamento da Casan e da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental. A partir das 14 horas, a reunião acontece entre consultores, Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e Secretaria Regional do Continente.
Das 14 às 16 horas de sexta-feira, o tema a ser discutido e apresentado aos técnicos será o transporte. Na parte da manhã, o assunto na pauta será mobilidade urbana e, no período da tarde, as condições dos aeroportos e vias federais acontecerão entre representantes do Deinfra, DNIT, Infraero e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
As visitas técnicas serão constantes até meados de janeiro de 2009 nas 18 cidades candidatas a sediar o evento em 2014. A partir das inspeções, a Abdib identificará a situação atual das cidades e projetará a infra-estrutura ideal para sediar o mundial, de acordo com as exigências da Fifa.
Os principais requisitos a serem analisados pelos técnicos, nas visitas que realizarão, serão: infra-estruturas portuária e viária (acessibilidade), energia, telecomunicações, rede hoteleira, saneamento básico, potencial turístico, segurança pública e rede hospitalar. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, considera as visitas importantes. “A inspeção de diferentes segmentos vitais para a realização de um evento do porte da Copa do Mundo Fifa de 2014, é apenas mais uma etapa que demonstra que Florianópolis está no páreo e poderá ser uma das cidades sedes escolhidas”, ressalta otimista.
O grande desafio da Abdib é entregar o relatório até 15 de fevereiro de 2009 para a CBF/Fifa e o Ministério do Esporte, constando o levantamento de todas as 18 cidades-candidatas. Segundo Joceli de Souza, consultor de Relações com o Mercado da Secretaria e responsável pelas ações que envolvem a candidatura catarinense, os técnicos estão sendo permanentemente atendidos nos pedidos de informações que realizam, segundo os prazos fixados.
(FloripaNews, 05/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *